Uma proposta didática para a mediação da leitura de um livro de imagem

Autores

Palavras-chave:

Literatura Infantil, Leitura da imagem, Mediação, Letramento visual, Didática

Resumo

A leitura de imagem é uma experiência importante de ser proporcionada às crianças leitoras nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo deste texto é propor um caminho didático para mediar a leitura da imagem a partir do livro de imagem. Essa proposta didática tem como base teórica, também relevante na sua metodologia, a semiótica discursiva (BARROS, 2005; GREIMAS, 2002) e o seu desdobramento voltado ao texto visual, a semiótica plástica (FLOCH, 1985). Para isso, depois de situar alguns conceitos, um exemplo de leitura de um livro de imagem é apresentado, traçando o percurso gerativo de sentido. Esse percurso de sentido também é o caminho para a organização das ações didáticas para a leitura mediada que se descreve. Por fim, algumas reflexões em torno do fazer do mediador, seus modos de ser e agir ou os regimes de interação (LANDOWSKI, 2014) estabelecidos por ele são colocados em pauta. Mediar a leitura do livro de imagem é uma experiência necessária como prática de letramento visual. Isso envolve conhecer como o texto a ser lido produz sentido e assumir um comportamento mediador que reconheça a interação estabelecida como meio de ampliar ou reduzir as possibilidades de sentido no processo didático da mediação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilia Forgearini Nunes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Faculdadede Educação

Departamento de Enisno e Currículo

Área Formação Pedagógica e Linguagem

Referências

ACASO, María. La diferencia entre ver y leer. In: ______. Esto no son las torres gemelas: como aprender a leer la televísion y otras imágenes. Madrid: Catarata, 2006, p. 89-91.

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria semiótica do texto. São Paulo, Ática, 2005.

BONDÍA, Jorge Larrosa. La defensa de la soledad. In: ______. La experiencia de la lectura: estudios sobre literatura y formación. México: FCE, 2003, 597-605.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris et al. Formação do professor como agente letrador. São Paulo: Contexto, 2017.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

CRAMER, Eugene H.; CASTLE, Marrietta (Orgs.). Incentivando o amor pela leitura. Tradução de Maria Cristina Monteiro. Porto Alegre: Artmed, 2001.

FLOCH, Jean Marie. Introduccion: pour une sémiotique plastique. In: ______.Petites mythologies de l’oiel et de l’esprit: pour une sémiotique plastique. Paris-Amsterdam: Éditions Hadès-Benjamins, 1985, p. 11-19.

FLOCH, Jean Marie. Alguns conceitos fundamentais em semiótica geral. Documentos de Estudo do Centro de Pesquisas Sociossemióticas. São Paulo: Centro de Pesquisas Sociossemióticas, São Paulo, 2001.

GREIMAS, Algirdas Julien. Da imperfeição. Tradução de Ana Claudia de Oliveira. São Paulo: Hacker Editores, 2002.

GREIMAS, Algirdas Julien; COURTÉS, J. Dicionário de semiótica. São Paulo: Contexto, 2008.

HERNÁNDEZ, Fernando. De qué hablamos cuando hablamos de Cultura Visual?. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 30, n.2 (jul/dez 2005) p. 9-34.

JUNQUEIRA, Sonia. A menina e o tambor. Desenhos de Mariângela Haddad. Belo Horizonte, Autêntica Editora, 2009.

LANDOWSKI, Eric. Aquém ou além das estratégias, a presença contagiosa. Documentos de estudo do Centro de Pesquisas Sociossemióticas: 3. São Paulo: CPS, 2005.

LANDOWSKI, Eric. Interações arriscadas. Trad. Luiza Helena Oliveira da Silva. São Paulo: Estação das Letras e Cores: Centro de Pesquisas Sociossemióticas, 2014a.

LANDOWSKI, Eric. Sociossemiótica: uma teoria geral do sentido. Galaxia. São Paulo, Online, n. 27, p. 10-20, jun. 2014b.

LIMA, Juliana de Melo; TELES, Rosinalda; LEAL, Telma Ferraz. Planejar para integrar saberes e experiências. In: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: planejando a alfabetização e dialogando com diferentes áreas do conhecimento: ano 02, unidade 06. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012, p. 06-13.

NUNES, Marília Forgearini. A leitura de narrativas infantis verbo-visuais: interação do leitor com a palavra e a visualidade por meio da mediação. Santa Cruz do Sul: UNISC, 2007, 281f. Dissertação, Programa de Pós-graduação em letras, Faculdade de Letras, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, 2007.

NUNES, Marília Forgearini. Leitura mediada do livro de imagem no ensino fundamental: letramento visual, interação e sentido. Porto Alegre, SP: Tese (Doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Porto Alegre, BR-RS, 2013.

NUNES, Marília Forgearini. Leitura do livro de imagem no contexto escolar: algumas reflexões necessárias. In: GABRIEL, Rosângela et al (Orgs.). Tecendo conexões entre cognição, linguagem e leitura. Curitiba: Multideia, 2014, p. 177-187.

NUNES, Marília Forgearini. Mediação em práticas de letramento visual: programação, manipulação e ajustamento. In: Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plástica, 25, 2016, Porto Alegre. Anais da 25o Encontro da ANPAP, Porto Alegre: ANPAP, 2016, p. 2992-3001. Disponível em: http://anpap.org.br/anais/2016/simposios/s6/marilia_forgearini_nunes.pdf . Acesso em: 29 Set. 2020.

OLIVEIRA, Ana Claudia de. Repetição e diferença: uma dupla face. Farol, Vitória, 1999, n. 1, p.107-125.

OLIVEIRA, Rui de. Pelos Jardins Boboli: reflexões sobre a arte de ilustrar livros para crianças e jovens. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008b.

PANOZZO, Neiva. Literatura infantil: uma abordagem das qualidades sensíveis e inteligíveis da leitura imagética na escola. 2001. 169 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.

PANNOZO, Neiva. Leitura no entrelaçamento de linguagens: literatura infantil, processo educativo e mediação. 2007. 211 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

PARSONS, Michael J. Compreender a arte: uma abordagem à experiência estética do ponto de vista do desenvolvimento cognitivo. Lisboa: Presença, 1992.

PILLAR, Analice Dutra. Leitura da imagem. In: PILLAR, Analice Dutra et al. Pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: UFRGS/ANPAP, 1993. p. 77-86.

PILLAR, Analice Dutra. Leitura e releitura. In:_____. A educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Mediação, 2003, p. 9-21.

RAMALHO E OLIVEIRA, Sandra. Imagem também se lê. São Paulo: Edições Rosari, 2009.

REBOUÇAS, Moema. O discurso modernista da pintura (Tarsila, Segall, De Fiori, Guignard e Volpi). 2000. Tese (Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.

ROSSI, Maria Helena Wagner. Imagens que falam: leitura da imagem na escola. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2003.

VIGOTSKI, Lev. Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução de José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. 6.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

VIGOTSKI, L.S. A educação no comportamento emocional. In: _____. Psicologia pedagógica. Tradução de Paulo Bezerra. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004, p. 127-147.

Downloads

Publicado

15.10.2020

Edição

Seção

DOSSIÊ: LITERATURA - EDUCAÇÃO, RECEPÇÃO E CIRCULAÇÃO DE OBRAS LITERÁRIAS