O que revelam os resultados de avaliações externas sobre o ensino da literatura na formação docente?

Autores

  • Juliana Alves Menezes unesp

Palavras-chave:

Ensino de Literatura, Formação do Leitor, Avaliação de Literatura, ENEM

Resumo

Este artigo apresenta a análise de duas práticas de ensino da literatura que obtiveram bons desempenhos em avaliações externas como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Elas foram realizadas no âmbito do ensino médio de uma escola pública e outra privada, no Estado do Paraná. A análise mostra que bons resultados não necessariamente revelam boas práticas do ensino da literatura, entendendo-se por uma boa prática aquela que se apresenta como relevante na formação de leitores anárquicos, isto é, daquele leitor que consegue ler a partir das contradições inerentes ao mundo e ao homem. Uma vez que o ensino de literatura no ensino médio frequentemente é questionado sob a acusação de que os jovens não gostam de ler os livros solicitados por seus professores, chamaram-nos a atenção os resultados apresentados pelas escolas que foram investigadas, pois, nelas, os alunos conseguem ótimo desempenho nas provas do ENEM. O funcionamento de tais práticas de literatura; a formação dos professores; o perfil docente; o perfil dos alunos; a relação destes com a leitura, com o ensino de literatura e com a prática de literatura foram categorias mobilizadas para chegarmos a tal resultado. Partilhar práticas pedagógicas que conseguem mediar a leitura literária pode contribuir para que se estabeleça sentido no ensino da literatura na escola, especialmente para formar leitores anárquicos. Tais práticas favorecem, para alunos e professores, o encontro de momentos de sensibilização, configurando-se um espaço de aconchego, acolhimento e humanização em um mundo caótico, vazio e cada vez mais veloz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CCANDIDO, A. A literatura e a formação do homem. Ciência e Cultura, São Paulo, SP, v. 24, n. 9, p. 803-809, set. 1970.

CEREJA, W.R. O dialogismo como procedimento no ensino de Literatura. In: ______. Ensino de Literatura: uma proposta dialógica para o trabalho com a literatura. São Paulo: Atual, 2005, p.162-195.

DEMO, P. Pesquisa e construção do conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994.

FERNANDES, A. S. Processo penal constitucional. 4. ed., Rev., atual. e ampl. São Paulo: RT, 2005.

PETRUCCI, A. Ler por ler: um futuro para a leitura. In: CHARTIER, R& CAVALLO, G. História da leitura no mundo Ocidental. São Paulo: Ática, 1999.

PORTANOVA, R. Princípios do processo civil. 4. Ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2001.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

ZIZEC, S. Como ler Lacan. Rio de Janeiro: Zahar, 2010, 146p.

Downloads

Publicado

16.10.2020

Edição

Seção

DOSSIÊ: LITERATURA - EDUCAÇÃO, RECEPÇÃO E CIRCULAÇÃO DE OBRAS LITERÁRIAS