Os livros de leitura no fim do século XIX e início do século XX: uma análise do Livro I da Série Braga e a formação do leitor literário

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Palavras-chave:

Livros de leitura, Série Braga, Erasmo Braga, Formação do leitor

Resumo

Neste artigo, tecem-se considerações a respeito do papel que os livros de leitura, bem cultural utilizado no contexto escolar, exerceram na formação de leitores literários no Brasil. As discussões aqui apresentadas voltam-se para uma abordagem histórico-contextual a respeito dos livros de leitura no final do século XIX e na primeira metade do século XX, e toma-se como corpus de análise a obra Livro I da Série Braga. Levando em consideração o corpus analisado neste artigo, sinalizam-se temas que estiveram presentes na educação, tais como: família, escola e pátria. Notemos que, por meio da análise, esses temas são apresentados como mantendo uma interface entre si. Entendemos, na análise, que a família foi vista como um microcosmo do Brasil, e a nação brasileira teve como semente a família no contexto republicano. A escola foi colocada como o elemento intermediário que serviu de extensão da família, e que teve a missão de preparar cidadãos para a república que se formava nas primeiras décadas do século XX. O eixo teórico desta investigação compreende a história da literatura infantil e juvenil brasileira (ARROYO, 2011 COELHO, 2010; LAJOLO, ZILBERMAN, 2010; ZILBERMAN, 2003), e a história da leitura no Brasil (SILVA, 2012; MONARCHA, 2001; LEITE, 2001; PUCCIA, 2003).

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Biografia do Autor

Cristiano Camilo Lopes, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

É docente na Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM, e atua como professor-pesquisador na graduação nos cursos de Letras e Pedagogia. É pós-doutorando no Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária (PEPG-LCL), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), possui pós-doutorado em Literatura Infantil e Juvenil na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da FFLCH/USP (2016), doutor (2012) e mestre (2009) em Letras pela Universidade de São Paulo-USP (Área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa). É doutorando e mestre em Teologia - intracorpus (2017) pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (Instituto Presbiteriano Mackenzie), é bacharel em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2005) e pelo Seminário Teológico Betel Brasileiro - intracorpus (1998). É membro do Grupo de Pesquisa Produções Literárias e Culturais para crianças e jovens da FFLCH/USP. Possui experiência em docência do ensino superior na área de Teologia e Letras.

Referências

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Publicado

15.10.2020

Edição

Seção

DOSSIÊ: LITERATURA - EDUCAÇÃO, RECEPÇÃO E CIRCULAÇÃO DE OBRAS LITERÁRIAS