Lendo Vozes no Parque, de Anthony Browne: um estudo da recepção por crianças de diferentes contextos

Autores

Palavras-chave:

Vozes no Parque, Anthony Browne, Livros ilustrados, Literatura infantil, Comparação de leituras

Resumo

Picture books, em inglês, libros-álbum, em espanhol, e livros ilustrados, em português, no Brasil, são obras infantis de surgimento mais recente em que há uma estreita articulação entre texto e ilustrações, com narrativa construída pela conjugação das duas linguagens (VAN DER LNDEN, 2011; NIKOLAJEVA; SCOTT, 2011; SALISBURY; STYLES, 2013). Um dos escritores contemporâneos mais destacados nessa vertente, Anthony Browne escreveu Vozes no parque, livro em que um mesmo episódio é narrado por quatro vozes de participantes de uma cena cotidiana, que envolve relacionamentos entre pessoas, questões de classe social e geração. O presente estudo, tendo como horizonte a questão “como as crianças leem livros ilustrados?”, objetiva analisar e comparar sessões de leitura compartilhada da obra, realizadas com alunos de escolas públicas de Porto Alegre, Brasil, com informações sobre sessões de leitura realizadas em duas escolas públicas de Buenos Aires, Argentina, e relatadas em Thomson (2016). Tal estudo resulta de pesquisa apoiada pelo CNPq, que envolveu sessões de leitura e discussão de obras literárias. Ambos os estudos – brasileiro e argentino – inspiram-se em obras de Chambers (2007; 2008) e outros autores que enfatizam o partilhamento da leitura literária. A análise comparativa permitiu verificar pontos de contato entre as diferentes recepções, como sobre: 1) a percepção da polifonia estrutural da obra; 2) a questão de fundo da desigualdade social, e 3) aspectos inusitados das ilustrações. O estudo permitiu realizar inferências sobre as potencialidades de leitura dos livros ilustrados e aponta para a sua riqueza, em especial, quando conta com uma mediação adequada do adulto. 

 

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Biografia do Autor

Rosa Maria Hessel Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada e Mestra em Letras, doutora em Educação pela UFRGS. Professora titular aposentada da Faculdade de Educação da UFRGS. Professora colaboradora convidada do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRGS. Orientadora de Mestrado e Doutorado. Coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade. 

 

Darlize Teixeira de Mello, Universidade Luterana do Brasil

Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduada em Pedagogia - habilitação Séries Iniciais pela mesma Universidade. Professora aposentada da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Professora do Programa em Pós-Graduação em Educação e do Curso de Pedagogia da ULBRA/ Canoas.  Pesquisadora vinculada ao CNPq e Associada ao NECCSO/UFRGS.

Liége Freitas Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação (ULBRA).  

Referências

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Publicado

15.10.2020

Edição

Seção

DOSSIÊ: LITERATURA - EDUCAÇÃO, RECEPÇÃO E CIRCULAÇÃO DE OBRAS LITERÁRIAS