Da gravata azul à mamadeira obscena: notas sobre a crítica literária hoje

Autores

  • Tauan Tinti

Palavras-chave:

Joseph North, Sentido e intenção, Educação estética, Indústria Cultural

Resumo

O presente ensaio busca apresentar o argumento geral do livro recente de Joseph North, Literary Criticism – A Concise Political History, ligado à disputa entre o que autor chama de “paradigma crítico” e “paradigma historicista-contextualista” ao longo da crítica literária de língua inglesa, para em um segundo momento tentar extrapolar parte da discussão para o contexto brasileiro, bem como chamar a atenção para desenvolvimentos na história da arte em geral a partir do modernismo que foram deixados de lado por North. Para tanto, o ensaio reconstrói, antes de apresentar o argumento de North, algumas das ideias do filósofo Arthur C. Danto que levarão, ao final do texto, a considerações sobre as possibilidades de recuperação do paradigma crítico de que fala North no contexto de monopólio da indústria cultural sobre a educação da sensibilidade contemporânea.

ade contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, Theodor W. Televisão e formação. In:_____. Educação e emancipação. Trad. de Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Paz e Terra, 1995, p. 75-95.

ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Trad. de Guido de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

BROWN, Nicholas. Autonomy. Durham, NC: Duke University Press, 2019.

DANTO, Arthur C. A transfiguração do lugar-comum. Trad. de Vera Pereira. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

_____. O abuso da beleza. Trad. de Pedro Süssekind. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2015.

DURÃO, Fabio A. Do texto à obra e outros ensaios. Curitiba: Appris, 2019.

GREENBERG, Clement. Towards a Newer Laokoon. In: _____. Collected Essays, vol. I. Chicago: Chicago University Press, 1986.

HULLOT-KENTOR, Robert. Em que sentido exatamente a indústria cultural não mais existe. Trad. de Fabio A. Durão. In: DURÃO, F. A; ZUIN, A.; VAZ, A. F. A indústria cultural hoje. São Paulo: Boitempo, p. 17-27.

MORETTI, Franco. De A terra desolada ao paraíso artificial. In: _____. Signos e estilos da modernidade. Trad. de Maria Beatriz de Medina. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007, p. 243-277.

NORTH, Joseph. Literary Criticism – A Concise Political History. Londres; Cambridge, MA: Harvard University Press, 2017.

RICHARDS, I. A. A prática da crítica literária. Trad. de Almiro Pisetta e Lenita Maria Rímoli Esteves. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

WALLACE, David Foster. Federer both Flesh and Not. In: _____. Both Flesh and Not: Essays. Londres: Penguin Books, 2012.

Downloads

Publicado

15.10.2020