Literatura e educação: conhecimentos e afetos em memória a Cristina Mello

Autores

  • Rinah de Araújo Souto UFPB
  • Marta A. G. Gonçalves UFRN

Palavras-chave:

Literatura, Educação, Ensino, Cristina Mello

Resumo

Literatura, educação, ensino, recepção e circulação são palavras-chave que atravessam o presente dossiê. Ao todo, são vinte artigos a convidar leitores e leitoras para uma imersão nas três vertentes do sistema didático: o professor, os alunos e o saber ensinado (CHEVALLARD, 1991). Antes de apresentar as contribuições de professores/as e pesquisadores/as da área, gostaríamos, na condição de organizadoras do dossiê, de prestar a nossa homenagem para a professora e pesquisadora Cristina Mello, a quem dedicamos este número. Natural de Londrina e residente em Portugal desde 1978, licenciou-se em Letras pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro em 1977, fez mestrado e doutorado no Porto e Coimbra, respectivamente. Nesta última instituição, começou a lecionar em 1987. Dentre as obras de sua autoria, destacamos O ensino da literatura e a problemática dos gêneros literários (1998), que se tornou referência básica para alunos, professores e pesquisadores da área de ensino de literatura. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação [online]. 2002, n.19, pp.20-28.
CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 5 ed. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2011.
CHEVALLARD, Yves. La transposition didactique du savoir savant au savoir enseigné. Grenoble: La Pensée Sauvage, 1991.
LIPOVETSKY, Gilles. A era do vazio. Barueri: Manole, 2005.
MACHADO, Ana Maria; MELLO, Cristina. Introdução. Revista de estudos literários, v.3, Coimbra, CLP, 2013.
MELLO, Cristina. O ensino da literatura e a problemática dos géneros literários. Coimbra: Almedina, 1998.
MELLO, Cristina. Da centralidade do processo de leitura no debate atual sobre a formação do leitor: construção de estratégias pragmáticas e sua aplicação didático-pedagógica. In: Leitura, identidade e patrimônio cultural. Passo Fundo, RS: Editora UPF, 2004a.
MELLO, Cristina. Paradigmas literários e o ensino da literatura hoje. Vértice, n. 120 (novembro-dezembro), 2004b. pp.13-37.

Downloads

Publicado

15.10.2020