A gíria nos livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Médio

Authors

  • Luciene Maria Patriota

Abstract

Estudos mostram que, hoje, a presença da gíria em diversos segmentos da sociedade é fato concreto. Em virtude disso, o presente artigo se propõe mostrar sua presença em manuais didáticos de língua portuguesa e analisar, a concepção de língua, fala, escrita e gíria desses manuais. Para isso, escolheu-se os três manuais mais utilizados em escolas públicas e privadas da cidade de Campina Grande – PB. Em seguida, fez-se um levantamento numérico das atividades com gíria desses manuais para uma posterior análise qualitativa das mesmas. A análise mostrou que a gíria está presente nos manuais didáticos e suas atividades deixam transparecer uma concepção de língua ainda voltada para o padrão, com uma visão dicotômica entre fala e escrita. A gíria é exclusiva da fala, necessitando ser eliminada quando usada na escrita. Constatou-se, portanto, que o tratamento dispensado às gírias pelos manuais didáticos ainda se encontra muito longe de oferecer ao aluno uma visão de língua como processo dinâmico de interação, ligado diretamente aos seus usuários e aos diversos usos lingüísticos.

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Published

2004-01-01

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Section

Papers