O caixeiro-viajante revisitado: os paradoxos da “fúria narcísica” na literatura e no cinema

Auteurs

  • Rodrigo Vieira Marques UFG

Mots-clés :

Literatura, Psicanálise e Cinema, Fúria narcísica, Narcisismo, Heinz Kohut

Résumé

O presente artigo busca estabelecer uma relação entre o filme O Apartamento, de Asghar Farhadi, e a peça de Arthur Miller, A morte de um caixeiro-viajante. Tendo por fundamento a noção psicanalítica de narcisismo e a teoria do “modo de endereçamento”, busca-se desenvolver uma discussão em torno da noção de “fúria narcísica” (Kohut) e o que se considera ser seus paradoxos. Destaca-se, principalmente, dois paradoxos que se encontram entrelaçados: em primeiro lugar, o modo como, nessa condição psíquica, o inimigo é uma parte não reconhecida do próprio Self e, em segundo lugar, o modo como o outro, que serve de tela para projeção de sentimentos de hostilidade, torna-se um presente-ausente, não percebido em sua inteireza. Nesse contexto, a “fúria narcísica” origina-se, sobretudo, da ausência de um registro psíquico integrado da alteridade e, por conseguinte, de suas complexidades e ambivalências. A partir dessas questões, espera-se mostrar como tanto no filme como na peça teatral que lhe serve de intertexto um “narcisismo extremamente vulnerável” e suas falhas vão sendo elucidados.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Rodrigo Vieira Marques, UFG

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos e pós-doutor em Literatura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Psicanalista em formação (GEPG/IPA). rodriggus@gmail.com

Références

ALCORÃO. Rio de Janeiro: Associação Cultural Internacional Gibran, 1995.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: EDIPRO, 2014.

BAUDELAIRE, C. As flores do mal. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015

BION, W. R. Estudos psicanalíticos revisados. Rio de Janeiro: Imago, 1994.

BREUER, J.; FREUD, S. Estudos sobre a histeria. In: FREUD, S. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. v. 2. Rio de Janeiro: Imago, 2006.

ELLSWORTH, E. Modos de endereçamento: uma coisa de cinema; uma coisa de educação também. In: SILVA, T. T. da. (org.). Nunca fomos humanos: nos rastros do sujeito. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

FREUD, S. Além do Princípio de Prazer. In: FREUD, S. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. v. 18. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

FREUD, S. 21 de setembro de 1897. In: MASSON, J. M. (Ed.). A correspondência completa de Sigmund Freud para Wilhelm Fliess – 1887-1904. Rio de Janeiro: Imago, 1986.

GARCIA-ROZA, L. A. Artigos de metapsicologia (1914-1917): narcisismo, pulsão, recalque, inconsciente: Rio de Janeiro: Zahar, 1995.

GIDE, A. O Tratado de Narciso (Teoria do símbolo). São Paulo: Flumen, 1984.

KERNBERG, O. Aggressivity, Narcissism, and Self-Destructiveness in the Psychotherapeutic Relationship. New Developments in the Psychopathology and Psychotherapy of Severe Personality Disorders. New Haven: Yale University Press, 2004.

KLEIN, M. Inveja e Gratidão e outros trabalhos (1946-1963). Rio de Janeiro: Imago, 1991.

KLEIN, M. Amor, culpa e reparação e outros trabalhos (1921-1945). Rio de Janeiro: Imago, 1996.

KOHUT, H. Análise do self: uma abordagem do tratamento psicanalítico dos distúrbios narcísicos de personalidade. Rio de Janeiro: Imago, 1988.

KOHUT, H. Self e Narcisismo. Rio de Janeiro: Zahar, 1984.

MERLEAU-PONTY, M. Sens et non-sens. Paris: Gallimard, 1996.

MILLER, A. A morte de um caixeiro-viajante e outras 4 peças. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

MILLER, A. Muerte de un viajante. Barcelona: Tusquets, 2015.

O APARTAMENTO. Direção: Asghar Farhadi, Produção: Asghar Farhadi e Alexandre Mallet-Guy. Paris/Irã: Memento Films Production/ Arte France Cinéma, 2017.

NIETZSCHE, F. Genealogia da moral: uma polêmica. Trad. De P. C. de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

RACAMIER, P.-C. Les paradoxes des schizophrènes. Revue Française de Pschanalyse, Paris, v. 42, p. 877-969, setembro/dezembro, 1978.

SILVA, T. T. da. (org.). Nunca fomos humanos: nos rastros do sujeito. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

Téléchargements

Publiée

2018-09-11