Gilka Machado, poeta moderna

Autores

  • Anélia Montechiari Pietrani Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Gilka Machado, Poesia moderna brasileira, Crítica literária feminista, Consciência poética

Resumo

Tomando por relevo as relações político-textuais e político-contextuais dos estudos literários, este artigo tem por objetivo interpretar poemas de Gilka Machado (1893-1980), cuja produção teve início naquele momento nomeado por alguns críticos historiográficos como pré-modernismo, um período de transição que reúne tendências conservadoras e renovadoras no início do século XX brasileiro. A poesia de Gilka Machado estabelece diálogos com essas tendências literárias, mas constrói uma voz poética muito própria, marcada por intensa carga de erotização e por reflexões sobre o papel social e cultural das mulheres – temáticas já amplamente estudadas pela fortuna crítica da autora, que podem ser bastante enriquecidas quando conjugadas à abordagem sobre a consciência poética que ela expressa em sua poesia. Exemplo significativo dessa comunhão de aspectos se encontra no poema “Lépida e leve”, publicado em Meu glorioso pecado (1928), cuja leitura interpretativa dos traços imagéticos, estilísticos e vanguardistas aponta-o em direção à poesia moderna de Gilka Machado em seu “momento futurista”, no sentido estudado por Marjorie Perloff a partir do termo cunhado por Renato Poggioli.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anélia Montechiari Pietrani, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Associada de Literatura Brasileira na UFRJ e coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos das Mulheres na Literatura (NIELM/UFRJ). Mestre em Literatura Brasileira (UFF) e Doutora em Literatura Comparada (UFF), suas publicações e organizações de livros incluem: O enigma mulher no universo masculino machadiano (EdUFF, 2000), Experiência do limite: Ana Cristina Cesar e Sylvia Plath entre escritos e vividos (EdUFF, 2009), Euclides da Cunha: presente e plural (EdUERJ, 2010), Euclides: mestre-escola (EdUERJ, 2015), Crônica Trovada da Cidade de Sam Sebastiam e Cantata da Cidade do Rio de Janeiro de Cecília Meireles (Global, 2019), além de artigos publicados em periódicos especializados.

Referências

ABRAMS, M. H. The fourth dimension of a poem and other essays. New York; London: W.W. Norton & Company, 2012.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Gilka, a antecessora. Jornal do Brasil, RJ, p.7, 18 dez. 1980.

ANDRADE, Mário de. Poesias completas. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 2005.

ARISTÓTELES. Poética. Trad. Eudoro de Souza. 3ª. ed. São Paulo, Ars Poética, 1993.

ATHAYDE, Tristão de. Contribuição à história do modernismo: o pré-modernismo. Vol. I. Rio de Janeiro: José Olympio, 1939.

BANDEIRA, Manuel. Apresentação da poesia brasileira. 3ª. ed. Rio de Janeiro: Casa do Estudante do Brasil, 1957.

BAUDELAIRE, Charles. As flores do mal. Trad. Ivan Junqueira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. 8ª. ed. São Paulo: T. A. Queiroz Editor, 2000.

COELHO, Nelly Novaes. Dicionário crítico de escritoras brasileiras (1711-2001). São Paulo: Escrituras, 2002.

DUCHAMP, Marcel. Anémic-cinéma. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=LpJJsQ3OQ4U>. Acesso em: 01 set. 2019.

MACHADO, Gilka. Dados autobiográficos de Gilka Machado. In: Poesias completas. Rio de Janeiro: Cátedra; Brasília: INL/MEC, 1978. p. IX-XI.

MACHADO, Gilka. Poesias completas. Rio de Janeiro: Cátedra; Brasília: INL/MEC, 1978.

MARINETTI, Filippo Tommaso. Manifesto técnico da literatura futurista. In: TELLES, Gilberto Mendonça. Vanguarda europeia e modernismo brasileiro: apresentação dos principais poemas, manifestos, prefácios e conferências vanguardistas de 1857 a 1972. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. p. 95-99.

PAZ, Octavio. O arco e a lira. Trad. Ari Roitman e Paulina Wacht. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

PERLOFF, Marjorie. O momento futurista: avant-garde, avant-guerre e a linguagem da ruptura. Trad. Sebastião Uchoa Leite. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1993. [Texto & Arte 4].

PY, Fernando. Prefácio. In: MACHADO, Gilka. Poesias completas. Rio de Janeiro: Cátedra; Brasília: INL/MEC, 1978. p. XIX-XXVIII.

SADLIER, Darlene J. O locus eroticus na poesia de Gilka Machado. Revista Brasileira. Fase

VIII, Ano II, nº. 75, p. 237-244, abril-maio-junho 2013.

SAINT-POINT, Valentine de. Manifesto della donna futurista: risposta a F.T. Marinetti. Disponível em: <https://www.wdl.org/pt/item/20029/#institution=university-library-ofpadua>. Acesso em: 01 set. 2019.

_____________. Manifesto futurista della lussuria. Disponível em:<https://www.wdl.org/pt/item/20035/#institution=university-library-of-padua>. Acesso em: 01 set. 2019.

SILVA, Domingos Carvalho da. Vozes femininas da poesia brasileira. São Paulo: Conselho Estadual de Cultura, 1959.

SOARES, Angélica. A paixão emancipatória: vozes femininas da liberação do erotismo na poesia brasileira. Rio de Janeiro: Difel, 1999.

VALÉRY, Paul. Questões de poesia. In: Variedades. Trad. Maíza Martins de Siqueira. São Paulo: Iluminuras, 1991. p. 177-186.

Downloads

Publicado

11.01.2020