Matéria-documento e efeito sensorial na arte contemporânea e no cinema de Renata Pinheiro

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DOI :

https://doi.org/10.22478/ufpb.1516-1536.2021v23n2.59136

Mots-clés :

Arte Contemporânea, Memória, Documento, Cinema, Direção de arte

Résumé

O texto analisa a relação entre cinema e arte contemporânea focando no trabalho da artista visual, diretora de arte e realizadora Renata Pinheiro. Se observará como procedimentos estéticos e discursivos advindos do uso de espaços e objetos marcados pelo tempo criam uma dimensão afetiva e sensorial evocativa de outras temporalidades e alteridades, agregando aspectos materiais de memória ao processo de conformação da obra. Para uma melhor aproximação do tema e formulação dos conceitos operativos, observamos outras manifestações artísticas contemporâneas em artistas visuais como Rosângela Rennó, Richard Serra e Simryn Gill e na montagem teatral do grupo Teatro da Vertigem. As obras de Renata Pinheiro que observamos utilizam-se da ressonância da matéria como potencial estético que produz um deslocamento de sentidos anteriormente gerados nas dinâmicas de inserção e uso do objeto em relações sociais outras, anteriores à sua apropriação pela obra. A essa capacidade evocativa denominamos matéria-documento. Somam-se a isto, as propriedades imersivas geradas pela reconfiguração da experiência com o espaço, atributo da obra instalativa, que possibilita ao observador construir sua experiência na inter-relação sensorial entre corpo, obra e contexto.

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Bibliographies de l'auteur

Tainá Xavier, UFF / UNILA

É doutoranda em Cinema e Audiovisual no PPGCINE da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Comunicação Social - Cinema pela Universidade Federal Fluminense (2004) e mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). 

Iomana Rocha, UFPE

Diretora de arte, doutora em comunicação, professora do Núcleo de Design e Comunicação - UFPE/CAA, pesquisadora do Núcleo de Investigação em Direção de Arte Audiovisual - NIDAA (CNPq)

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Publiée

2021-10-27

Numéro

Rubrique

NARRATIVAS AUDIOVISUAIS: PERSPECTIVAS HISTÓRICAS, ESTÉTICAS E CULTURAIS