Literatura nota dez: a leitura ao alcance do leitor
Palavras-chave:
leitura, literatura infantil, critérios de seleçãoResumo
O artigo discute critérios para seleção de obras literárias para crianças e jovens, tendo em vista a adequação que aproxima crianças e jovens da literatura. A indicação das obras é acompanhada de comentários que destacam aspectos relacionados ao texto (tema, gênero, linguagem, estrutura, forma) e à composição do livro (projeto gráfico, ilustração, capa). Elementos teóricos da estética da recepção e da sociologia da literatura norteiam as reflexões desenvolvidas no artigo.
Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre. As regras da arte. São Paulo:Cia. das Letras, 1996.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Petrópolis: Vozes. 1994, Vol. 1.
CHARTIER, Roger. A ordem dos livros. Brasília: UNB, 1994.
ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Cia. das Letras, 1994.
ESCARPIT, Robert et allii. Hacia uma sociologia del hecho literario. Madrid: Edicusa. 1974.
______ Robert. A revolução do livro. Rio de Janeiro: FGV/UNESCO, 1976.
______ Robert. Sociologie de la littérature. Paris, PUF, 1973.
ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999. 2v.
ISER, Wolfgang. O fictício e o imaginário: perspectivas de uma antropologia literária. Rio de Janeiro: UERJ, 1996.
JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação da ciência literária. São Paulo: Ática, 1994.
LIMA, Luiz Costa (Org.). A literatura e o leitor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
MARIA, Luzia de. Leitura & colheita. Petrópolis, Vozes, 2002.
PERUZZO, Cicília Maria Krohling et ALMEIDA, Fernando Ferreira de (Org.). A mídia impressa. São Paulo: UNIDERP/INTERCOM, 2002.