No centro do impasse: ler e reescrever Machado de Assis com estudantes do ensino médio
Palavras-chave:
Leitura literária, Recriação literária, Prática de ensino, Machado de Assis, Letramento literárioResumo
Por razões várias, a leitura de autores clássicos pelos jovens tem sido questionada na atualidade. Esse artigo pretende refletir sobre o ensino de literatura no Ensino Médio com textos de Machado de Assis a partir da exposição e análise de uma atividade de leitura e escrita literária que resultou em recriações de contos machadianos, mais especificamente, de “Noite de Almirante” (1884) e “Missa do galo” (1894). Para tanto, serão apresentadosos contos machadianos trabalhados, bem como analisadas duas produções textuais dos estudantes. Tais análises serão realizadas à luz de textos teóricos dedicados à questão do letramento literário, trabalho que resulta numa exposição de motivos para que autores como Machado de Assis sejam lidos, discutidos e sirvam de inspiração para o exercício da escrita literária em sala de aula.
Downloads
Referências
CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
CANDIDO, Antonio. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2011.
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Editora
UNESP/ Imprensa Oficial do Estado, 1999.
COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.
DIAS, Ana Crélia. Literatura e educação literária: quando a literatura faz sentido(s). Revista Cerrados, Brasília, v. 25, n° 42. Disponível em:<http://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/210-228/15647>. Acesso em: 13 jul. 2017.
HOUDART-MÉROT, Violaine. Da crítica de admiração à leitura “scriptível”. In: ROUXEL, A.; LANGLADE, G.; REZENDE, N. L. (Orgs.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013.
LEAHY-DIOS, Cyana. LEAHY-DIOS. Educação literária como metáfora social. Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2000.
ROUXEL, A. A tensão entre utilizar e interpretar na recepção de obras literárias em sala de aula: reflexão sobre uma inversão de valores ao longo da escolaridade. In: ROUXEL, A.;
LANGLADE, G.; REZENDE, N. L. (Orgs.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013.