As dimensões da competência em informação
privilegiando direitos e minimizando a vulnerabilidade social
Palavras-chave:
Competência em informação, Dimensões da competência em informação, Vulnerabilidade social, Aprendizado ao longo da vidaResumo
O artigo propõe reflexões sobre a competência em informação e suas dimensões, apresentando uma aproximação e conexão possível com os estudos acerca da vulnerabilidade social, buscando compreender a multidimensionalidade de ambas. Traz como possibilidade, privilegiar direitos e minimizar a vulnerabilidade social pela via das dimensões da competência em informação e da educação para a informação. Refere-se ao recorte da fundamentação conceitual de uma pesquisa de mestrado, construída a partir de um estudo bibliográfico, utilizando-se o Portal de Periódicos da CAPES e da Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci). Os critérios de seleção estabelecidos foram: artigos que abordassem o conceito de competência em informação, a sua evolução, características, dimensões da competência em informação, relação entre competência em informação e mediação da informação, competência em informação enquanto mediadora da democratização da informação e da minimização da vulnerabilidade social. Apresenta um resumo das características da vulnerabilidade social nas dimensões técnica, estética, ética e política. Considera, por fim, que o desenvolvimento da competência em informação apresenta potencial de minimizar vulnerabilidades múltiplas, em especial, a vulnerabilidade em informação. Amplia-se, desta forma, as possibilidades sociais, profissionais e de crescimento das pessoas vulneráveis.
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