Las dimensiones de la alfabetización informacional
privilegiar los derechos y minimizar la vulnerabilidad social.
Palabras clave:
Competencia informativa, Dimensiones de la alfabetización informacional, Vulnerabilidad social, El aprendizaje permanenteResumen
O artigo propõe reflexões sobre a competência em informação e suas dimensões, apresentando uma aproximação e conexão possível com os estudos acerca da vulnerabilidade social, buscando compreender a multidimensionalidade de ambas. Traz como possibilidade, privilegiar direitos e minimizar a vulnerabilidade social pela via das dimensões da competência em informação e da educação para a informação. Refere-se ao recorte da fundamentação conceitual de uma pesquisa de mestrado, construída a partir de um estudo bibliográfico, utilizando-se o Portal de Periódicos da CAPES e da Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci). Os critérios de seleção estabelecidos foram: artigos que abordassem o conceito de competência em informação, a sua evolução, características, dimensões da competência em informação, relação entre competência em informação e mediação da informação, competência em informação enquanto mediadora da democratização da informação e da minimização da vulnerabilidade social. Apresenta um resumo das características da vulnerabilidade social nas dimensões técnica, estética, ética e política. Considera, por fim, que o desenvolvimento da competência em informação apresenta potencial de minimizar vulnerabilidades múltiplas, em especial, a vulnerabilidade em informação. Amplia-se, desta forma, as possibilidades sociais, profissionais e de crescimento das pessoas vulneráveis.
Descargas
Citas
AMERICAN ASSOCIATION OF SCHOOL LIBRARIANS (AASL); ASSOCIATION FOR EDUCATIONAL COMMUNICATIONS AND TECHNOLOGY (AECT). Media programs : district and school. Chicago: ALA, 1975. 128 p.
AMERICAN ASSOCIATION OF SCHOOL LIBRARIANS (AASL); ASSOCIATION FOR EDUCATIONAL COMMUNICATIONS AND TECHNOLOGY (AECT). Information power: guidelines for school libraries media programs. Chicago: ALA; Washington, D.C., 1988. Disponível em http://files.eric.ed.gov/fulltext/ED315028.pdf. Acesso em: 24 fev. 2019.
ARAGÃO. A. Prevenção de riscos na União Europeia: o dever de tomar em consideração a vulnerabilidade social para uma protecção civil eficaz e justa. Revista Crítica de Ciências Sociais. Coimbra, n. 93. Quadrimestral, 2011. Disponível em: http://rccs.revues.org/174. Acesso em: 26 fev. 2019.
AYRES, J. R. C. M et al. Vulnerabilidade e prevenção em tempos de Aids. In: BARBOSA. R. M; PARKER, R. (Org.). Sexualidade pelo avesso: direitos, identidade e poder. Ed. 34,1999.
BELLUZZO. R. C. B.; KOBAYASHI, M. C. M.; FERES, G. G. Information literacy: um indicador de competência para a formação permanente de professores na sociedade do conhecimento. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 81-99, dez. 2004. Disponível em: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1004/1019. Acesso em: 24 fev. 2019.
BELLUZZO, R. C. B.; ROSETTO, M.; FERES, G. G. A competência em informação (CoInfo) como um recurso didático pedagógico e institucional: o website labirinto do saber como fonte de informação, de pesquisas e práticas. In: SEMINÁRIO DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 19, 2016, Manaus. Anais […]. Manaus: UFAM, 2016.
BELLUZZO, R. C. B.; SANTOS, C. A.; ALMEIDA JUNIOR, O. F. A Competência em informação e sua avaliação sob a ótica da mediação da informação: reflexões e aproximações teóricas. Informação & Informação, Londrina, PR, v. 19, n. 2, p. 60-77, maio/ago. 2014. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19995/pdf_21. Acesso em: 21 fev. 2019.
BRITO, T. R. As dimensões da competência em informação no projeto Luces para Aprender da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) na perspectiva da vulnerabilidade social. 2019. 341 p. (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.
BRUCE, C. S. Las siete caras de la alfabetización em información em la enseñanza superior. Anales de documentación, n. 6, p. 289-294, 2003. Disponível em: http://revistas.um.es/analesdoc/article/view/3761/3661. Acesso em: 02 fev. 2019.
BRUCE, C. S.; HUGHES, H.; SOMERVILLE, M. M. Supporting Informed Learners in the Twenty-first Century. Library Trends, v. 60, n. 3, p. 522-545, inverno 2012. Disponível em: https://muse-jhu-edu.ez46.periodicos.capes.gov.br/article/470397/pdf. Acesso em: 24 fev. 2019.
BUCKLAND, M. K. What Kind of Science can Information Science Be? Journal of Information Science and Technology, v. 63, n. 1, p. 1-10, jan. 2012. Disponível em: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/asi.21656/full. Acesso em: 24 fev. 2019.
BUSSO, G. Vulnerabilidad social: nociones e implicancias de políticas para latinoamerica a inicios del siglo xxi. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL LAS DIFERENTES EXPRESIONES DE LA VULNERABILIDAD SOCIAL EN AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE, 2001, Santiago de Chile. Disponível em: http://www.cepal.org/publicaciones/xml/3/8283/Gbusso.pdf. Acesso em: 20 fev. 2019.
CAMPELLO, B. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ci. Inf., Brasília, v. 32, n. 3, p. 28-37, set./dez. 2003. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/986/1028. Acesso em: 24 fev. 2019.
CAPURRO, R.; HJORLAND, B. O conceito de informação. Perspect. ciênc. inf. Belo Horizonte, vol.12 n. 1, p. 148-207, jan./abr. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362007000100012. Acesso em: 24 fev. 2019.
CARMO, A. V. F. Competência informacional desenvolvida em analfabetos e semi analfabetos do conjunto Bárbara de Alencar II Curió Messejana. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, D OCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 27, 2017, Fortaleza. Anais […]. Fortaleza: UFC, 2017.
CARTA de Marília. In: III Seminário de competência em informação: cenários e tendências. Marília: UNESP, 2014. Disponível em: http://www.lti.pro.br/userfiles/downloads/CARTA_de_Marilia.pdf. Acessoo em: 24 fev. 2019.
CASALI, A. Introdução. In: KROHLING, A. Direitos humanos fundamentais: diálogo intercultural e democracia. São Paulo: Paulus, 2009. p. 19-27.
COUTO, E. S.; OLIVEIRA, M. C.; ANJOS, R. M. P. Leitura e escrita on-line. In: BONILLA, M. H. S.; PRETTO, N. L. (Orgs.). Inclusão digital: polêmica contemporânea. Salvador: Edufba, 2011. p. 145-162.
CUTTER, S. L.; MITCHELL, J. T.; SCOTT, M. S. Revealing the vulnerability of people and places: a case study of Georgetown County, South Carolina. Annals of the Association of American Geographers, v. 90, n. 4, 2000, p. 713–737. Disponível em: http://web.a-ebscohost-com.ez46.periodicos.capes.gov.br/ehost/pdfviewer/pdfviewer?vid=1&sid=13ea6900-236a-4a48-b8df-9aea9f6ef204%40sessionmgr4010. Acesso em: 20 fev. 2019.
DELORS, J. Education: the necessary utopia. In: UNESCO. Learning: the treasure within: report to UNESCO of the international commission on education for the twenty – firsty century: highlights. Paris: UNESCO, 2010. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0010/001095/109590eo.pdf. Acesso em: 24 fev. 2019.
DEPARTAMENTO INTERSINDICAL DE ESTATÍSTICA E ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS (DIEESE). Aspectos conceituais da vulnerabilidade social. Brasília: MTE, 2007. 31 p. Disponível em: http://www3.mte.gov.br/observatorio/sumario_2009_TEXTOV1.pdf. Acesso em: 26 fev. 2019.
DUDZIAK, E. A information literacy e o papel educacional das bibliotecas. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27143/tde-30112004-151029/pt-br.php. Acesso em: 24 fev. 2019.
DUDZIAK, E. A. Os faróis da sociedade de informação: uma análise crítica sobre a situação da competência em informação no Brasil. Inf. & Soc., João Pessoa, v.18, n.2, p. 41-53, maio/ago. 2008. Disponível em: http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/1704/2109. Acesso em: 24 fev. 2019.
DUDZIAK, E. A.; FERREIRA, S. M. S. P.; FERRARI, A. C. Competência informacional e midiática: uma revisão dos principais marcos políticos expressos por declarações e documentos. Rev. Bras. Bibl. e Doc., São Paulo, v. 13, n. especial, p. 213-253, jun./jul. 2017. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/675/577. Acesso em: 24 fev. 2019.
ELMBORG, James. Critical information literacy: implications for instructional practice. Journal of Academic Librarianship, v. 32, n. 2, p. 192–199, March 2006. Disponível em: http://wwwsciencedirectcom.ez46.periodicos.capes.gov.br/science/article/pii/S0099133305001898. Acesso em: 27 fev. 2019.
FERRÉS, J.; PISCITELLI, A. Competência midiática: proposta articulada de dimensões e indicadores. Lumina, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 1-16, jun. 2015. Disponível em: https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/436/389. Acesso em: 01 mar. 2019.
GALLOTTI, M. M. C. A importância do Information Literacy frente aos novos paradigmas de informação. Prisma.com. Porto, n. 22, Especial (ICPD), p. 1-24, 2014. Disponível em: http://revistas.ua.pt/index.php/prismacom/article/view/2807/pdf_5. Acesso em: 10 maio 2018.
GARCIA , T. K. et al. Os temas “vulnerabilidade” e “”vulnerabilidade em informação” no busacor Google. Rev. Bras. Bibl. Doc., v. 13, n. esp. CBBD 2017. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/818/654. Acesso em: 28 abr. 2019.
GÓMEZ SÁNCHEZ, Y. Estado constitucional y protección internacional. In: GÓMEZ SÁNCHEZ, Y. (Coord.). Pasado, presente y futuro de los derechos humanos . México: Comisión Nacional de los Derechos Humanos, 2004. p. 231 280. Disponível em: http://200.33.14.34:1033/archivos/p dfs/DH_18.pdf. Acesso em: 15 mar. 2019.
HIGH-LEVEL Colloquium on Information Literacy and Lifelong Learning Final Report. Alexandria: UNESCO/NFIL/IFLA, 2006. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/information-literacy/publications/high-level-colloquium-2005.pdf. Acesso em: 22 fev. 2019.
HOFER, R. P. Vulnerabilidad social en el América Latina y el Caribe. Santiago do Chile: CEPAL, 1999. Disponível: em: http://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/31258/S9900654_es.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 01 mar. 2019.
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRAR Y ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS (IFLA). Access and opportunity for all: howlibraries contribute to the United Nations 2030 Agenda. Haia, 2015. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/hq/topics/librariesdevelopment/documents/access and opportuni ty for all.pdf. Acesso em: 01 mar. 2019.
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS (IFLA). Lyon Declaration on Access to Information and Development. Haia, 2014. Disponível em: http://www.lyondeclaration.org/content/pages/lyon-declaration.pdf. Acesso em: 24 fev. 2019.
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS (IFLA). UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION (UNESCO). The Moscow Declaration on Media and Information Literacy. Moscou, 2012. Disponível em: http://www.ifla.org/publications/moscow-declarationon-media-and-information-literacy. Acesso em: 22 fev. 2019.
JANCZURA, R. Risco ou vulnerabilidade social? Textos & Contextos, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 301 - 308, ago./dez. 2012. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/12173/8639. Acesso em: 26 fev. 2019.
KAZTMAN, R.; FILGUEIRA, F. Las normas como bien público y como bien privado: reflexiones en las fronteras del enfoque AVEO, Uruguai, n. 4, p. 1-31, 2006. Serie Documentos de Trabajo del IPES / Colección Aportes Conceptuales. Disponível em: https://ucu.edu.uy/sites/default/files/facultad/dcsp/normas_bien_publico_privado.pdf. Acesso em: 19 fev. 2019.
LEAL, M. L. et al. O tema “vulnerabilidade” no portal BU-UFSC: subsídios para a construção de um conceito de vulnerabilidade em informação no âmbito da competência em informação. Rev. Bras. Bibl. Doc., v. 13, n. esp. CBBD, p. 53-80, 2017. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/816/652. Acesso em: 11 nov. 2018.
LE COADIC, Y. A ciência da informação . Brasília : Briquet de Lemos, 2004. 124 p.
LUCCA, D. M.; VITORINO, E. V. O desenvolvimento da Competência Informacional nos idosos a partir das necessidades informacionais desses indivíduos. CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 25, 2013, Florianópolis, SC. Anais […]. Florianópolis: UFSC, 2013. p. 1-16.
MANIFESTO de Florianópolis sobre a competência em informação e as populações vulneráveis e minorias. In: II SEMINÁRIO “COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: CENÁRIOS E TENDÊNCIAS”, 2013, Florianópolis. Disponível em: http://febab.org.br/manifesto_florianopolis_portugues.pdf. Acesso em: 22 fev. 2019.
MARANDOLA JUNIOR., E.; HOGAN, D. J. As dimensões da vulnerabilidade. São Paulo em Perspectiva, v. 20, n. 1, p. 33-43, jan./mar. 2006. Disponível em:http://produtos.seade.gov.br/produtos/spp/v20n01/v20n01_03.pdf. Acesso em: 26 fev. 2019.
PEREIRA, R. Desenvolvendo a competência em informação: resultados da prática no ensino fundamental. Rio de Janeiro: Interciência, 2015. 184 p.
PERUCCHI, V.; SOUSA, B. A. Competência informacional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba IFPB: um estudo do projeto pedagógico. Inf. Inf. , Londrina, PR, v. 16, n.1, p. 21 35, jan./jun. 2011. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/6539/
. Acesso em: 29 fev. 2019.
RIGHETTO, G. G.; VITORINO, E. V. Competência em informação de minorias sociais: narrativas das pessoas trans de Florianópolis, Santa Catarina. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19, 2018, Londrina, Paraná. Anais… Londrina: UEMS, 2018. p. 1558-1575. Disponível em: http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/XIXENANCIB/xixenancib/paper/viewFile/1011/1509. Acesso em: 16 nov. 2018.
RIGHETTO, G. G.; VITORINO, E. V.; MURIEL-TORRADO, H. Competência em informação no contexto da vulnerabilidade social: conexões possíveis. Inf. & Soc.: Est., João Pessoa, v. 28, n.1, p. 77-90, jan./abr. 2018. Disponível em:http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/viewFile/34735/pdf. Acesso em: 23 abr. 2018.
SARACEVIC, T. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspec. Ci. Inf., Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-62, jan./jun. 1996. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/235/22. Acesso em: 24 fev. 2019.
SARLET, I. W. A eficácia dos direitos fundamentais: uma teoria geral dos direitos fundamentais: uma teoria geral dos direitos fundamentais na perspectiva constitucional. 10 ed. rev., atual. e ampl. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2009. 488 p.
SILVEIRA, H. F. R. Um estudo do poder na sociedade da informação. Ci. Inf., Brasília, v. 29, n. 3, p. 79-90, set./dez. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v29n3/a08v29n3. Acesso em: 24 fev. 2019.
STERNGOLD, A. H.; HURLBERT, J. M. Information literacy and the marketing curriculum: a multidimensional definition and practical aplication. Journal of Marketing Education, v. 20, n. 3, p. 244-249, dez. 1998. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/027347539802000308. Acesso em: 05 mar. 2019.
TAKAHASHI, T. (Org.). Sociedade da informação no Brasil: livro verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000. 231 p. Disponível em: https://www.governodigital.gov.br/documentos-e-arquivos/livroverde.pdf. Acesso em: 24 fev. 2019.
THYWISSEN, K. Components of risk: a comparative glossary. Alemanha: UNU-EHS, 2006. Disponível em:http://collections.unu.edu/eserv/unu:1869/pdf4042.pdf. Acesso em: 03 mar. 2019.
UNITED NATIONS (ONU). Transforming our world: the 2030 Agenda for Sustainable Development. New York. 2015. Disponível em: https://sustainabledevelopment.un.org/post2015/transformingourworld. Acesso em 22 fev. 2019.
UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION (UNESCO). Declaratoria de Lima. Taller de Alfabetización Informacional: formando a los Formadores. Lima, Peru, 2009. Disponível em: http://taller.pucp.edu.pe/alfabetizacion/#declaracion. Acesso em: 22 fe. 2019.
UNITED STATES OF AMERICA (USA). National Information Literacy Awareness Month, 2009: by the President of The United States of America [Barack Obama]: a proclamation. 2009. Disponível em: https://www.govinfo.gov/content/pkg/FR-2009-10-07/pdf/E9-24290.pdf. Acesso em: 22 fev. 2019.
VITORINO, E. V. Análise dimensional da competência em informação: bases teóricas e conceituais para reflexão. RICI: R.Ibero-amer. Ci. Inf., Brasília, v. 9, n. 2, p. 421-440, jul./ dez. 2016. Disponível em: periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/download/16051/13702. Acesso em: 27 fev. 2019.
VITORINO, E. V. A competência em informação e a vulnerabilidade: construindo sentidos à temática da “vulnerabilidade em informação”. Ci.Inf., Brasília, DF, v.47 n.2, p.71-85, maio/ago. 2018. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4187/3794. Acesso em:
VITORINO, E. V.; PIANTOLA, D. Competência informacional: bases históricas e conceituais: construindo significados. Ci. Inf., Brasília, DF, v. 38, n. 3, p.130-141, set./dez., 2009. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1236/1414. Acesso em: 24 fev. 2019.
VITORINO, E. V.; PIANTOLA, D. Dimensões da Competência informacional. Ci Inf., Brasília, DF, v. 40, n. 1, p. 99-110, jan./abr. 2011. Disponível em: http://revista.ibict.br/clinf/index.php/ciinf/article/view/1918/1397. Acesso em: 24 fev 2019.
ZURKOWSKI, P. G. Information services environment relationships and priorities. Washington D.C.: National Commission on Libraries, 1974. Disponível em: http://www.eric.ed.gov/PDFS/ED100391.pdf. Acesso em: 24 fev. 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.