Serviços informacionais: aspectos históricos e conceituais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n3.52634

Resumo

O objetivo é identificar pontos de convergência e/ou divergência nos pressupostos teórico-metodológicos dos estudos sobre serviços informacionais em bibliotecas. Especificamente, se objetiva discorrer sobre o aspecto histórico dos estudos voltados aos serviços informacionais e descrever os principais conceitos de serviços de informação, problematizando o seu aspecto teórico-prático. Justifica-se pela necessidade de verificar, na literatura científica, as configurações epistemológicas relacionadas aos estudos em serviços de informação em bibliotecas, ligados não somente à sua historicidade, mas também à sua relação com outras áreas e a caracterização de conceitos e abordagens atuais. Trata-se de um estudo comparativo e analítico de caráter exploratório. Resultou na identificação da aderência epistemológica da Ciência da Informação - CI aos Serviços Informacionais. Conclui que os serviços informacionais se modificam de acordo com as demandas sociais, se adaptam e oferecem recursos, buscando cada vez mais se aproximar dos usuários. Estudos atuais abordam a co-criação de valor na relação usuário-biblioteca, considerando um universo de complexidade, onde produtos e serviços se fundem em meio aos avanços cada vez mais disruptivos das tecnologias da informação. No aspecto conceitual, concluiu-se que existe dificuldade de definição, uma vez que os serviços de informação se caracterizam como “atividade meio”. Contudo, acredita-se que, para fins epistemológicos, os estudos devem considerar as especificidades conceituais a partir do contexto sócio-histórico da produção científica e prático da atividade e questão.

Palavras-chave: Epistemologia da Ciência da Informação. Serviços Informacionais 

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Biografia do Autor

Murilo Mauro Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) na Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Especialista em Engenharia da Qualidade pela Universidade Educacional de Santa Catarina (2014). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009)

Cezar Karpinski

Professor Associado I da Universidade Federal de Santa Catarina onde atua nos cursos de graduação em Arquivologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação, e no curso de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Bacharel em Filosofia, mestre e doutor em História. Atuação e pesquisa na área de Ciência da Informação, nas interfaces: Informação e Memória; Estudos históricos e epistemológicos da Ciência da Informação; História dos Arquivos e das Bibliotecas; Patrimônio cultural, natural e documental; Conservação Preventiva. Ciência da Informação e Interdisciplinaridade; Gestão da Informação e do Conhecimento. Na área de História é especialista em História e Meio Ambiente, Rio Iguaçu (Séculos XIX e XX), Patrimônio Ambiental, Cataratas e Parque Nacional do Iguaçu, Hidrelétricas e História Oral.

Gregório Varvakis

Professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina, Depto de Engenharia do Conhecimento atuando no ensino da graduação ( Engenharias e Ciência da Informação ) e nos programas de Pógraduação de Engenharia e gestão do conhecimento e Ciencia da Informação  Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982) e doutorado em Manufacturing Engineering - Loughborough University of Technology (1991).

Publicado

2020-08-23

Como Citar

Silveira, M. M. ., Karpinski, C., & Varvakis, G. (2020). Serviços informacionais: aspectos históricos e conceituais. Informação &Amp; Sociedade, 30(3), 1–27. https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n3.52634

Edição

Seção

Relatos de Experiência