Gestão da informação pública

alguns desafios do servidor público na implementação da transparência ativa na região metropolitana de Belo Horizonte

Autores

Palavras-chave:

Lei de acesso à informação, Gestão da informação pública, Servidor público, Região metropolitana de Belo Horizonte

Resumo

O acesso à informação pública, regulamentado pela Lei n. 12.527/11, Lei de Acesso à informação, demanda observar internamente nas instituições a adoção de uma nova cultura informacional, que tem como protagonista o servidor público. Mas quem é esse servidor que pode ser peça fundamental no processo de transparência? Qual é sua apropriação acerca da lei? Com quais padrões esse profissional trabalha a informação pública? O estudo teve como objetivo conhecer alguns desafios na gestão da informação pública, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, sob a perspectiva do servidor público responsável pela gestão das informações no contexto da transparência ativa. A pesquisa caracterizou-se pela abordagem qualitativa, valendo-se também de instrumentos quantitativos, e classificou-se como pesquisa exploratória de natureza aplicada. Aplicou-se um questionário, via web, aos servidores de 25 municípios, dos 34 que compõem a região; e 20 deles responderam ao questionário, totalizando um percentual de 80% de retorno. Os principais desafios apontados pelos servidores foram a necessidade de capacitação, a dificuldade de mudança na cultura institucional, bem como problemas de infraestrutura e necessidade de sensibilização das áreas técnicas, principalmente quanto ao fluxo interno de pedidos de informação. Considera-se que a lei é um modus operandi da Ciência da Informação e que muitos dos profissionais que hoje atuam na gestão da informação pública ainda se encontram despreparados, o que indica a necessidade e a possibilidade de profissionais da informação atuarem nessa área. Espera-se, com este estudo, abrir espaço para a prática dos domínios da Ciência da Informação na gestão da informação pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celsiane Aline Vieira Araujo, UFMG/PPGGOC

Doutoranda em Gestão e Organização da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Gestão e Organização da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Especialista em Organização da Informação em Contexto Digital pela Universidade Federal de Minas Gerais, Bacharel em Ciência da Informação pela PUC Minas, Técnica em Processamento de Dados pela Funec/Centec. Tem experiência como Analista de Informação, Coordenadora de Serviços de Informação e Supervisora de Projetos atuando com gestão estratégica de informação, modelagem e gestão de processos e fluxos informacionais, gestão de conteúdo para intranet/internet, gestão do conhecimento, gestão de documentos arquivísticos (físicos e eletrônicos), recuperação, tratamento, análise, organização e disseminação de informações, desenvolvimento de produtos informacionais como fontes de informação, bases e bancos de dados, relatórios, manuais, pesquisas e diagnósticos informacionais, levantamento de requisitos para desenvolvimento de sistemas e geração de relatórios, estudo de uso e usuários, treinamento em tecnologias, digitalização, gestão de plataformas sociais. Membro do grupo de Pesquisa MHTX - Modelagem Conceitual para Organização e Representação da Informação Hipertextual, registrado no CNPq desde 2004. Foi bolsista e voluntária no Programa de Incentivo a Formação Docente - PFID do Grupo de Pesquisa Representação do Conhecimento e Recuperação da Informação - RECRI-ECI-UFMG; Voluntária do Projeto Política de Periódicos para Minas Gerais e Periódicos de Alagoas. Voluntária do Projeto Políticas públicas para a melhoria do ensino médio: socialização científica, tradução e transferência de resultados.

Dalgiza Andrade Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Associada da Escola de Ciência da Informação (ECI)/Programa de Pós-Graduação em Gestão da Organização e do Conhecimento (PPG-GOC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFMG (2011). Mestre em Ciência da Informação (PPGCI/UFMG-2005). Bacharel em Biblioteconomia (Escola de Biblioteconomia/UFMG-1991). Líder da Linha de Pesquisa Arquitetura e Organização do Conhecimento (AOC/PPG-GOC). Avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) do Ministério da Educação (MEC). Coordenadora do Programa Carro-Biblioteca/ECI (10/2013-10/2015). Tem experiência na área de Ciência da Informação e Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: recursos e serviços de informação, comunicação científica e estudos bibliométricos, pesquisa cientifica, bibliotecas públicas e bibliotecas escolares. Ministra disciplinas sobre Recursos e Serviços de Informação. Vice-Presidente, Membro da Comissão de Divulgação e Valorização Profissional e Membro do Grupo de Trabalho Parlamentar do Conselho Federal de Biblioteconomia - 18ª Gestão (2019/2021) 

Referências

ALVES, M. S. D. Do sigilo ao acesso: análise tópica da mudança de cultura. Revista do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 1, p. 120-134, 2012. Edição especial.

ANDRADE, L. T. (Org.). Como anda Belo Horizonte. Rio de Janeiro: Letra Capital: Observatório das Metrópoles, 2009. 98 p. (Conjuntura urbana, 10). Disponível em: http://www.observatoriodasmetropoles.ufrj.br/Vol10_como_anda_belo_horizonte.pdf Acesso em: 14 jun. 2017.

ARAÚJO, C. A. V. Gestão da Informação: desafios do servidor público na implementação da transparência ativa na região metropolitana de Belo Horizonte [manuscrito]. 2018. 146 f. Dissertação (Mestrado) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018.

ARAÚJO, E. A. Informação, sociedade e cidadania: gestão da informação no contexto de organizações não governamentais (ONGs) brasileiras. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 28, n. 2, p. 155-167, maio/ago. 1999.

ARTICLE19. Leis de acesso à informação: dilemas da implementação. [São Paulo], 2011. (Estudos em liberdade de informação). Disponível em: <http://gregmichener.com/Leis-de-Acesso-a-Informacao-Dilemas-da-Implementacao--Artigo19.pdf>. Acesso em: 14 jun. 2017.

BARTMEYER, S. M. A importância de uma cultura de acesso à informação. [Ponta Grossa]: Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2015. Não paginado.

BARBOSA, R. R. Gestão da informação e do conhecimento: origens, polêmicas e perspectivas. Informação & informação, Londrina, v. 3, p. 1-25, 2008. Número especial.

BRASIL. Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º, no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei nº 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 nov. 2011. Seção 1, p. 1. Edição Extra. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm. Acesso em: 14 jun. 2017.

DAVENPORT, T. H. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta na era da informação. Tradução de Bernadette Siqueira Abrão. 4. ed. São Paulo: Futura, 1998.

DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. 3. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

ELIAS, G. T. Da publicidade à transparência: o percurso para a reafirmação da democracia participativa. Fórum Administrativo, Belo Horizonte, v. 12, n. 141, nov. 2012. Disponível em: http://dspace.almg.gov.br/xmlui/bitstream/item/4876/PDIexibepdf.pdf?sequence=1. Acesso em: 30 jun. 2017.

FONTANELLI, S. A.; BAUER; M. É possível romper a cultura do sigilo? Desafios do Poder Executivo Federal para efetivar a Lei de Acesso à Informação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública) – Programa Nacional de Formação em Administração Pública, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2015.

GOMES, S. R. L.; MARQUES, R. M.; PINHEIRO, M. M. K. A cultura organizacional e os desafios da Lei de Acesso à Informação nas instituições públicas brasileiras. Revista Ágora: políticas públicas, comunicação e governança informacional, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 4-25, jan./jun. 2016.

GUEDES, R. M. O profissional da informação frente à lei de acesso à informação pública: condutas possíveis. Biblios: Revista do Instituto de Ciências Humanas e de Informação, Rio Grande, v. 28, n. 2, p. 59-72. jul./dez. 2014.

INDOLFO, A. C. O acesso às informações públicas: retrocessos e avanços da legislação brasileira. Informação Arquivística, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 4-23, jan./jun. 2013.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo IBGE 2010. [S.l.: s.n.], 2010. Disponível em: http://censo2010.ibge.gov.br/. Acesso em: 8 maio 2017.

LIMA, G. Â. B. Arquitetura da informação. In: MIRANDA, R. C. R. (Org.). Arquitetura da informação na Câmara dos Deputados. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 2016. cap. 3, p. 47-62. (Série relatos de pesquisa).

LIMA, M. H. T. F.; CORDEIRO, H. C. D.; GOMES, C. A. S. Antecedentes e perspectivas do Direito à Informação no Brasil: a Lei de Acesso à Informação como marco divisor. In: MOURA, M. A. (Org.). A construção social do acesso público à informação no Brasil. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2014. 288 p.

PONJUÁN DANTE, G. Gestión de información en las organizaciones: principios, conceptos y aplicaciones. Santiago: CAPI-Universidad de Chile, 1998.

RESENDE, W. C. A lei de acesso à informação em portais de transparência governamentais brasileiros. 2014. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.

RIBEIRO, C. A. Governança informacional na reforma do Estado: um estudo exploratório sobre política pública de acesso à informação governamental. 2003. 160 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2003.

SEABRA, S. N.; CAPANEMA, R. O.; FIGUEIREDO, R. A. Lei de Acesso à Informação: uma análise dos fatores de sucesso da experiência do Poder Executivo Federal. Brasília, DF: Controladoria-Geral da União, 2013. Não paginado. Disponível em: http://www.cgu.gov.br/sobre/institucional/ ministro/artigos/artigos-de-outros-dirigentes/artigo_201307_seabra-capanema-figueiredo_revistaadministracaomunicipal.pdf/view. Acesso em: 5 jul. 2018.

SILVA, T. E.; EIRÃO, T. G.; CAVALCANTE, R. S. Acesso à informação: notas de pesquisa. Informação & Informação, Londrina, v. 18, n. 2, p. 1-19, maio/jul. 2013.

TOMAÉL, M. I. et al. Critérios de qualidade para avaliar fontes de informação na internet. In: TOMÁEL, M. I.; VALENTIM, M. L. P. (Org.). Avaliação de fontes de informação na internet. Londrina: Eduel, 2004. p. 19-40.

VIEIRA, V. Diagnóstico sobre valores, conhecimento e cultura de acesso à informação pública no Poder Executivo Federal Brasileiro. Brasília, DF: Publicação da Controladoria Geral da União, 2011. Não paginado. Disponível em: http://www.cgu.gov.br/noticias/2011/arquivos/apresentacao _pesquisa_cultura_acesso_09-12-11.pdf. Acesso em: 29 jun. 2015.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

Araujo, C. A. V., & Oliveira, D. A. (2023). Gestão da informação pública: alguns desafios do servidor público na implementação da transparência ativa na região metropolitana de Belo Horizonte. Informação &Amp; Sociedade, 32. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/53126

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa