Arquitetura da Informação para processos de negócio: um caminho para a governança de dados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n4.57349

Resumo

As organizações produzem e consomem dados e informações cotidianamente em seus processos de negócio. Os dados são produzidos, alimentados, consultados, analisados e transformados ao longo das atividades e operações, e se constituem em uma fonte de informação essencial para o desenvolvimento das instituições. Os processos de negócios estão presentes em todas as atividades das organizações, mesmo que não formalizados. As instituições em seus diversos setores, como financeiro, recursos humanos, serviços gerais, diretorias e informática, possuem rotinas, processos e tarefas que são denominados processos de negócio. Essa investigação pauta-se no seguinte questionamento: como gerir esses dados adequadamente em um processo de negócios para a governança de dados? Para que a governança seja implementada, é necessária uma estrutura na qual os dados sejam mapeados, organizados, documentados e geridos. Nesse contexto apresenta-se a Arquitetura da Informação para Processos de Negócio como uma metodologia de Arquitetura da Informação que parte do processo de negócio para obter as informações mais importantes dos processos e representá-las, por meio de metadados de negócio, os quais serão registrados e descritos por atributos, configurando requisitos de informação. Desse modo, observa-se que a Arquitetura da Informação para Processos de Negócio deve ser o ponto de partida para a construção dos sistemas de informação que dão suporte ao negócio. Assim, fornecem insumos para a gestão dos dados e informações e para a governança de dados, por meio de seus entregáveis.

Palavras-chave: Arquitetura da Informação. Processos de Negócio. Arquitetura da Informação para Processos de Negócio. Metadados de Negócio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mariana Baptista Brandt, Câmara dos Deputados

Doutora em Ciência da Informação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil.
Analista Legislativo do Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados, Brasil.

Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti, Unesp Marília

Docente do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil.

Publicado

2021-01-25

Como Citar

Brandt, M. B. ., & Vidotti, S. A. B. G. . (2021). Arquitetura da Informação para processos de negócio: um caminho para a governança de dados. Informação &Amp; Sociedade, 30(4), 1–16. https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n4.57349

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa