Educación en información
una proposición terminológica y conceptual
Palabras clave:
Educación para la información, Lingüística, Alfabetización informacionalResumen
A proposta deste artigo é trazer uma discussão sobre a noção de educação em informação sob o ponto de vista terminológico e conceitual. Para tanto, o artigo discute a compreensão por trás do termo “educação em informação” no campo de estudos da Informação a partir da perspectiva da Linguística. Essa discussão considera a perspectiva social da informação na medida em que a educação pode promover a crítica. Conclui que a educação em informação é um processo no qual o sujeito social utiliza os aportes recebidos da educação para construir sentido e realizar uma avaliação crítica da realidade construindo a informação.
Descargas
Citas
ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. O sujeito informacional no cruzamento da Ciência da Informação com as Ciências Sociais. XIV, ENANCIB, 2013, Florianópolis, SC. In: XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 14., 2013, Florianópolis, SC. Anais… Florianópolis, SC: XIV ENANCIB, 2013. Disponível em: http://enancib.sites.ufsc.br/index.php/enancib2013/XIVenancib/paper/viewFile/142/263. Acesso em: 1 nov. 2013.
BORGES, J.; BELINASO, J.; CORRÊA, Érica. Por uma estrutura conceitual e metodológica para a promoção de competências infocomunicacionais. Perspectivas em Ciência da Informação, [S. l.], v. 27, n. 2, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/39997. Acesso em: 02 jun. 2023.
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas linguísticas: o que falar quer dizer. São Paulo: EdUSP, 1996.
CÂMARA JR, J. Mattoso. Dicionário de Linguística e Gramática. 8. ed. Rio de Janeiro-Petrópolis, 1978.
CHIAVEGATTO, V. C. Introdução à linguística cognitiva. MATRAGA, Rio de Janeiro, v. 16, n. 24, jan./jun. 2009.
CUNHA, C; CINTRA, L. A nova gramática do português contemporâneo. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
DICIONÁRIO de Linguística. São Paulo: Cultrix, 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 68. ed. São Paulo: Paz & Terra, 2019
HELLER, Bruna; JACOBI, Greison; BORGES, Jussara. Por uma compreensão da desinformação sob a perspectiva da ciência da informação. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 49, n. 2, 2020. Disponível em: http://revista.ibict. br/ciinf/article/view/5196. Acesso em: 23 mar. 2023.
hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. 2. ed. São Paulo: WMF, 2017.
LANDØY, Ane; POPA, Daniela; REPANOVICI, Angela. Collaboration in designing a pedagogical approach in information literacy. [S. l.]: Springer Nature, 2020. Disponível em: https://library.oapen.org/handle/20.500.12657/23299. Acesso em: 1 mar. 2024.
PAIXÃO, Pablo Boaventura Sales; CUEVAS-CERVERÓ, Aurora; LINHARES, Ronaldo Nunes. A Alfabetização Informacional para uma Educação Libertadora: uma abordagem transdisciplinar entre a Ciência da Informação e a Educação. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 534–551, 2022. DOI: 10.26512/rici.v15.n2.2022.39495. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/39495. Acesso em: 1 mar. 2024.
PERINI-SANTOS, Pedro. Questionando a regularidade da formação das preposições: comentário sobre acidentes e contatos linguísticos. PAPIA, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 25-35, jan./jun. 2015.
PERINI-SANTOS, Pedro. Análise cognitiva da preposição DE do português do Brasil. D.E.L.T.A., São Paulo, v. 27, n. 1, p. 37-62, 2011.
PERINI, Mario A. Gramática descritiva do português. 4. ed. Rio de Janeiro: Ática, 2006.
PERROTTI, Edmir. Infoeducação: um passo além científico-profissional. Informação@Profissões, Londrina, v. 5, n. 2, p. 4-31, jul./dez. 2016. Disponível em http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/28314 Acesso em: 21 jul. 2021.
RENDÓN-ROJAS, Miguel Angel; GARCÍA-CERVANTES, Alejandro. El sujeto informacional en el contexto contemporáneo. Un análisis desde la epistemología de la identidad comunitaria-informacional. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 17, n. 33, p. 30-45, 2012. Disponível em https://www.redalyc.org/pdf/147/14723067003.pdf. Acesso em: 1 mar. 2024.
SILVA, Carlos Robson Souza; NUNES, Jefferson Veras; TEIXEIRA, Thiciane Mary Carvalho. Do conceito de informação ao discurso sobre competência em informação. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 11, n. 2, p. 185-205, 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/158094/167495. Acesso em: 23 mar. 2023.
TAJLA, Sanna; TUONIMEN, Kimmo; SAVOLAINEN, Reijo. “Isms” in information science: constructivism, collectivism and constructionism. Journal of Documentation, vol. 61 n. 1, p. 79-101, 2005.
VILELA, Thatiana Ribeiro; ROCHA, Elizabeth Gonçalves Lima. Um breve panorama: descrição e abordagem metodológica de preposições no português brasileiro. ESTUDOS LINGUÍSTICOS, São Paulo, v. 46, n. 1, p. 296-310, 2017.
ZATTAR, M. Relations entre theories d'apprentissage et competences en information. In: COUZINET, V.; MARTELETO, R. (Org.). Médiations info-communicationnelles: recherches récentes brésiliennes et françaises. Toulouse: Cèpaduès, 2022. v. 1, p. 55-70.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.