PLATAFORMAS PARA GESTÃO DO CONHECIMENTO: ESTUDO DE CASO SOBRE A ATIVAÇÃO DO VALOR DE EXCEDENTES COGNITIVOS POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DE UM CONTEXTO CAPACITANTE VIRTUAL

José Francisco Rezende, Rafael Deolindo Pereira, Danielle Almeida Oliveira

Resumo


O estudo de caso descreve e enquadra características de implementação e de utilização de uma plataforma virtual para gestão do conhecimento. A óptica de análise está alicerçada nos construtos teóricos de Von Krogh, Ichijo e Nonaka (2001), de Barney e Hesterly (2007), e de Shirky (2011), que norteiam, respectivamente a criação de contextos capacitantes na formação de valor extraordinário por meio do conhecimento baseado nos excedentes cognitivos de participantes uma organização. A organização observada é uma entidade patronal que congrega associados do setor industrial do estado do Rio de Janeiro. Os achados sobre dois dos quatro ambientes da plataforma apontam a sintonia entre proposições teóricas, antevistas na revisão de literatura, e os resultados de fato, decorrentes do processo de interação entre usuários ao longo da concepção, instalação e ativação da plataforma, potencializando a geração de diferenciais e valor extraordinário em processos, produtos e serviços.

Palavras-chave


Contextos Capacitantes; Excedentes Cognitivos; Criação do Conhecimento; Valor.

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page

Licença Creative Commons
Os originais publicados na Perspectivas em Gestão & Conhecimento estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons 3.0 Brasil (obrigatoriedade de atribuição de créditos/vedado uso comercial/vedada criação de obras derivadas/permitida citação referenciada).
Perspectivas em Gestão & Conhecimento - PG&C, Cidade de João Pessoa, Estado da Paraíba, Brasil.
ISSN: 2236-417X (formato eletrônico).