PLATAFORMAS PARA GESTÃO DO CONHECIMENTO: ESTUDO DE CASO SOBRE A ATIVAÇÃO DO VALOR DE EXCEDENTES COGNITIVOS POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DE UM CONTEXTO CAPACITANTE VIRTUAL

Autores

  • José Francisco Rezende UNIGRANRIO
  • Rafael Deolindo Pereira UNIGRANRIO
  • Danielle Almeida Oliveira UNIGRANRIO

Palavras-chave:

Contextos Capacitantes, Excedentes Cognitivos, Criação do Conhecimento, Valor.

Resumo

O estudo de caso descreve e enquadra características de implementação e de utilização de uma plataforma virtual para gestão do conhecimento. A óptica de análise está alicerçada nos construtos teóricos de Von Krogh, Ichijo e Nonaka (2001), de Barney e Hesterly (2007), e de Shirky (2011), que norteiam, respectivamente a criação de contextos capacitantes na formação de valor extraordinário por meio do conhecimento baseado nos excedentes cognitivos de participantes uma organização. A organização observada é uma entidade patronal que congrega associados do setor industrial do estado do Rio de Janeiro. Os achados sobre dois dos quatro ambientes da plataforma apontam a sintonia entre proposições teóricas, antevistas na revisão de literatura, e os resultados de fato, decorrentes do processo de interação entre usuários ao longo da concepção, instalação e ativação da plataforma, potencializando a geração de diferenciais e valor extraordinário em processos, produtos e serviços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Francisco Rezende, UNIGRANRIO

Doutor em Ciências em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - Instituto Coppead de Administração (2006), Mestre em Veille Technologiqué - Universite de Toulon Et Du Var (2002), Especialista em Planejamento e Controle Financeiro - Instituto Coppead (1987-1988), Graduado em Administração de Empresas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1986). Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Administração da UNIGRANRIO. Experiência na área de Administração Empresarial, com ênfase em Administração de Recursos Humanos e Estratégia Empresarial. Atuou como executivo do Banco do Brasil nas Gerências de Estratégia Corporativa e de Desenvolvimento Profissional. Desenvolve estudos, leciona e presta consultoria no campo de Estratégia e Performance Organizacional. Autor do livro Balanced Scorecard e a Gestão do Capital Intelectual (Campus, 2003). Organizador do livro Gestão do Conhecimento, Capital Intelectual e Ativos Intangíveis (Elsevier, 2014) Áreas conexas: gestão do conhecimento, inteligência competitiva, capital intelectual, gestão do valor. Experiência prévia em planejamento e controle da produção e custeio/precificação da produção.

Rafael Deolindo Pereira, UNIGRANRIO

Especialista em Logística pelo IAVM da Universidade Cândido Mendes, também Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade de Belford Roxo (2005). Mestrando já qualificado do PPGA da UNIGRANRIO. Atualmente é Docente das áreas de Gestão e Logística da Universidade do Grande Rio e Instrutor do SENAI - RJ. Atua com consultoria e possui experiência na área de Administração, com ênfase em Logística.

Danielle Almeida Oliveira, UNIGRANRIO

Pós Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Cândido Mendes (2006); Graduada em Formação Pedagógica para formadores da Educação Profissional pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2011); Graduada em Administração de Empresas pela Universidade do Grande Rio (2005). Mestranda já qualificada do PPGA da UNIGRANRIO. Atualmente é instrutor do Centro de Tecnologia Senai Automação e Simulação - RJ e professor colaborador da Universidade do Grande Rio. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração e Recursos Humanos.

Downloads

Publicado

06-06-2016

Como Citar

Rezende, J. F., Pereira, R. D., & Oliveira, D. A. (2016). PLATAFORMAS PARA GESTÃO DO CONHECIMENTO: ESTUDO DE CASO SOBRE A ATIVAÇÃO DO VALOR DE EXCEDENTES COGNITIVOS POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DE UM CONTEXTO CAPACITANTE VIRTUAL. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 6(1), 72–88. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/26312

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles