O ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Autores

  • José Nivaldo Balbino Universidade Federal do Paraná
  • Helena de Fátima Nunes Silva Universidade Federal do Paraná
  • Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento. Modelo de Maturidade. Administração Pública

Resumo

A Gestão do Conhecimento tem por escopo aproveitar as informações e o conhecimento organizacional disponíveis para atingir os objetivos institucionais. Este trabalho inicialmente apresenta uma categorização conceitual da Gestão do Conhecimento e adota o Modelo de Maturidade de Gestão do Conhecimento para a Administração Pública, desenvolvido por Batista (2012), com a finalidade de analisar o estágio de desenvolvimento da gestão do conhecimento no âmbito dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – IFs. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, exploratória e descritiva, cuja coleta de dados pauta-se em um questionário adaptado, utilizado com o fim de mensurar o desenvolvimento do estágio de maturidade da gestão do conhecimento nestas Instituições de Ensino. Os resultados obtidos apontam o nível atual de desenvolvimento de cada uma das áreas da gestão do conhecimento em relação às instituições que apresentaram suas devolutivas. Os dados coletados permitiram individualizar a intensidade das iniciativas da gestão do conhecimento perpetradas internamente pelos IFs. Os resultados obtidos evidenciam que o ambiente organizacional estudado encontra-se no nível inicial de maturidade, ou seja, a adoção de práticas voltadas à implementação da gestão do conhecimento nestas Instituições de Ensino atua de forma embrionária. Observou-se, ainda, que as instituições de ensino mais bem niveladas de acordo com o critério adotado possuem suas atenções voltadas aos critérios de tecnologia e aprendizagem e inovação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Nivaldo Balbino, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação - UFPR

Helena de Fátima Nunes Silva, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Engenharia de Produção - UFSC Professora do Mestrado em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação - UFPR

Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil(2003) DE da Universidade Federal do Rio Grande do Norte , Brasil

Downloads

Publicado

17-12-2016

Como Citar

Balbino, J. N., Nunes Silva, H. de F., & Pereira Queiroz, F. C. B. (2016). O ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 6(2), 80–98. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/26500

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles