A PROVINHA BRASIL NA VISÃO DOS PROFESSORES

Auteurs

  • Raquel Meister Ko. Freitag Universidade Federal de Sergipe
  • Mônica Maria Soares Rosário

Résumé

A Provinha Brasil é um instrumento de diagnóstico para avaliar o grau de alfabetização dos alunos, estudantes do primeiro ciclo do ensino fundamental, de modo que as redes de ensino possam intervir nas práticas de alfabetização, cooperando com a qualidade do ensino e consequente redução das desigualdades sociais. No entanto, os atores sociais diretamente envolvidos com este instrumento – os professores – precisam estar alinhados às diretrizes do exame. A partir da observação da aplicação da Provinha Brasil, avaliamos a postura do professor acerca do instrumento e seu conhecimento sobre os pressupostos linguísticos subjacentes à sua elaboração. O resultado aponta para uma contradição entre a prática docente e o que determinam os documentos oficiais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

2013-09-15

Comment citer

Freitag, R. M. K., & Rosário, M. M. S. (2013). A PROVINHA BRASIL NA VISÃO DOS PROFESSORES. PROLÍNGUA, 8(1). Consulté à l’adresse https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/prolingua/article/view/16887

Numéro

Rubrique

Artigos