Sobre a Revista

A PROLINGUA, revista eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba (PROLING/UFPB) http://www.cchla.ufpb.br/proling, é um periódico semestral que divulga trabalhos oriundos das variadas linhas de pesquisa dos estudos da linguagem, tanto na área de teoria e análise linguísticas quanto na esfera da linguística aplicada.

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CHAMADA TEMÁTICA REVISTA PROLÍNGUA, V. 20, N. 2 (2025). Tema: Aspectos cognitivos e socioculturais da variação linguística

2024-12-23

A Revista PROLINGUA da Universidade Federal da Paraíba comunica a abertura da Chamada para submissão de artigos originais em seu número temático bilíngue (Português/Inglês):

  Os artigos submetidos a este número devem ser resultado de pesquisa empírica sobre o fenômeno da variação linguística em um ou mais níveis de análise (fonológico, semântico, lexical, gramatical, bem como a percepção e as atitudes dos falantes em relação às variedades linguísticas), utilizando o arcabouço teórico da Linguística Cognitiva ou estudos na interface entre a Sociolinguística e as abordagens Cognitivas ou Sociocognitivas da Linguagem. Resenhas de obras sobre o tema Sociolinguística Cognitiva poderão ser aceitas, desde que não tenham sido publicadas anteriormente.

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Edição Atual

v. 19 n. 1 (2024): Português Língua Internacional
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CAPA:  Arte produzida por Luan Lopes Cabral, graduando em Letras - Português pela Universidade Federal da Paraíba, Campus I, em alusão aos 25 anos do PLEI-UFPB celebrados em 2023.

Publicado: 2024-09-10

Editorial

  • PORTUGUÊS LÍNGUA INTERNACIONAL um mundo que aprende/ensina/forma/atua em língua portuguesa

    José Wellisten Abreu de Souza, Carolina Coelho Aragon, Mariana Lins Escarpinete, Denise Barros Weiss
    1-7
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2024v19n1.71401

Artigos

  • A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS EM FOCO Revisitando a produção acadêmica na área

    Alexandre do Amaral Ribeiro, Amélia Escotto do A. Ribeiro , Patrick Santos de Melo
    9-24
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2024v19n1.69500
  • O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO EGÍPCIO

    Safaa Abdelmoneam Ahmed Ali, Selma Maria Abdallah Dias Barbosa
    25-32
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2024v19n1.69493
  • ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA MEDIADO POR GÊNEROS DISCURSIVOS Reenunciações etnográficas

    Mario Morais, Micaella Fernandes
    33-48
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2024v19n1.69492
  • A PRÁTICA DE ORALIDADE EM AULAS DE PLA: Reflexões sobre o uso da literatura em um projeto de extensão voltado à migração

    Mariana Cortez, Franciele Maria Martiny, Milena Melo
    49-61
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2024v19n1.69481
  • LÍNGUA PORTUGUESA PARA MIGRANTES: Um relato de experiência

    Alex Rezende Heleno, Pedro Henrique Farias Vianna
    63-77
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2024v19n1.68711
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A revista, de acesso público e gratuito como todos os periódicos alojados no portal da Universidade Federal da Paraíba (http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/index/index), recebe artigos, ensaios, resenhas e traduções de pesquisadores, alunos de pós-graduação e professores doutores de instituições nacionais e/ou internacionais.
A PROLINGUA, ao longo de sua existência, vem se consolidando como mais um espaço de divulgação de resultados de pesquisas, teóricas e aplicadas, contribuindo para a disseminação do conhecimento científico. Nesse sentido, busca proporcionar o debate entre pesquisadores e promover o intercâmbio de ideias referente aos fenômenos linguísticos em geral. Conta em seu corpo editorial com a participação de pesquisadores de diversificadas instituições nacionais e internacionais.
Atualmente, é indexada no Latindex (http://www.latindex.org/latindex/), no Livre (http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre), no Diadorim (http://diadorim.ibict.br/handle/1/1300) e no Redib (https://www.redib.org/pt-pt/) . Também é licenciada pelo Creative Commons (http://www.infowester.com/creativecommons.php) e sua qualificação mais atual no qualis periódicos da CAPES na área de Letras e Linguística é B1.