Digestibilidade "In Situ" da Matéria Seca da Silagem de Capim Elefante (Pennisetum Purpureum Schum) com Diferentes Níveis de Cunhã (Clitoria ternatea L.)
Resumo
A pesquisa foi realizada no Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza-CE, com o objetivo de avaliar a digestibilidade in situ da matéria seca (DISMS) da silagem de capim elefante com diferentes níveis de cunhã (0; 10; 20; 30; 40%). As silagens foram obtidas a partir do capim elefante e de cunhã cortada manualmente aos 60 e 56 dias de crescimento, respectivamente. As forrageiras foram picadas, pesadas e homogeneizadas nas devidas proporções. Utilizaram-se silos experimentais de PVC, com capacidade para 2,5 kg de forragem, onde o material permaneceu por 62 dias. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com 5 tratamentos, níveis de cunhã (0; 10; 20; 30; 40%) e 5 repetições. A DISMS não apresentou diferença (P>0,05) entre diferentes níveis de cunhã. Todas as silagens apresentaram coeficiente de digestibilidade superiores a 50%, caracterizando silagens com bom valor nutritivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).