O MONSTRO DE FRANKENSTEIN: UMA LEITURA À LUZ DO IMAGINÁRIO EDUCACIONAL

Autores

  • Alberto Filipe ARAUJO Universidade do Minho

Resumo

O mito de Frankenstein é um dos mais poderosos e influentes mitos da contemporaneidade e suscetível das mais variadas leituras. Neste artigo centramo-nos numa leitura educativa e pedaogica. Depois da Introdução abordamos algums temas educativos que a leitura deste romance permite: 1. O tema do abandono; 2. O tema da solidão; 3. O tema d amorte; 4. A importância da aparência; 5. A ausência de nome; 6. A responsabilidade (científica e parental); 6. O poder educativo dos clássicos; 7. A controvérsia natureza versus meio. No final, interrogar-nos-emos sobre qual a contribuição do mito de Frankenstein para se pereceber a educação como fabricação e moldação, segundo uns, ou como "esculpização", segundo outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto Filipe ARAUJO, Universidade do Minho

Professor Catedrático do Departamento de Teoria da Educação e Educação Artística e Física. Área Disciplinar de Filosofia da Educação.

Downloads

Publicado

2014-07-31

Como Citar

ARAUJO, A. F. O MONSTRO DE FRANKENSTEIN: UMA LEITURA À LUZ DO IMAGINÁRIO EDUCACIONAL. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 14–35, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/18790. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO