O PODER DA METÁFORA HORTÍCOLA NA OBRA DE CÉLESTIN FREINET: PARA UMA FILOSOFIA DO IMAGINÁRIO EDUCACIONAL

  • Alberto Filipe Araújo Universidade do Minho, Portugal.

Resumo

Parte dos especialistas das Ciências da Educação reconhece a importância da metáfora, nomeadamente o papel da metáfora agrícola, no discursivo pedagógico dos autores da tradição educativa ocidental, especialmente a partir de Jean- Jacques Rousseau (1712-1778). O autor do estudo ilustrará esse papel através da obra educacional de Célestin Freinet (1896-1966), sem, contudo, deixar de perspectivar o valor heurístico da metáfora no quadro da filosofia do imaginário educacional. Nesse contexto, o artigo compreende três partes: “Da metáfora à metáfora agrícola e a sua importância na educação”; “O poder da metáfora hortícola na obra educacional de Célestin Freinet”, e “A importância da metáfora na filosofia do imaginário educacional” constitui a terceira parte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto Filipe Araújo, Universidade do Minho, Portugal.
Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba UFPB Campus II (1990), Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa UNIPE (2010), Mestre em Organization & Management pela Central Connecticut State University CCSU (1995), Doutor em Ciência da Informação (Ciências da Comunicação) pela Universidade de São Paulo USP (2003) e Pós-Doutor pela UNESP (2011). Atualmente é professor Associado I na Universidade Federal da Paraíba, lotado no Departamento de Ciência da Informação. Está envolvido com a Pós-Graduação através do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e Programa de Pós-Graduação em Administração, ambos da UFPB . Tem interesse de pesquisa nas seguintes temáticas: Representação do Conhecimento; Arquitetura da Informação; Segurança da Informação; Tecnologias da Informação e Comunicação; Informação em Saúde; Redes Sociais; Software Livre; Direito, Ética e Propriedade Intelectual no Ciberespaço; Informação Jurídica. Correntemente é Vice-Coordenador Nacional do Grupo de Trabalho Informação e Tecnologia da ANCIB e Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq.
Publicado
2013-12-19
Como Citar
ARAÚJO, A. F. O PODER DA METÁFORA HORTÍCOLA NA OBRA DE CÉLESTIN FREINET: PARA UMA FILOSOFIA DO IMAGINÁRIO EDUCACIONAL. Revista Temas em Educação, v. 22, n. 1, p. 20-34, 19 dez. 2013.
Seção
ARTIGO DE REVISÃO