O PODER DA METÁFORA HORTÍCOLA NA OBRA DE CÉLESTIN FREINET: PARA UMA FILOSOFIA DO IMAGINÁRIO EDUCACIONAL
Resumo
Parte dos especialistas das Ciências da Educação reconhece a importância da metáfora, nomeadamente o papel da metáfora agrícola, no discursivo pedagógico dos autores da tradição educativa ocidental, especialmente a partir de Jean- Jacques Rousseau (1712-1778). O autor do estudo ilustrará esse papel através da obra educacional de Célestin Freinet (1896-1966), sem, contudo, deixar de perspectivar o valor heurístico da metáfora no quadro da filosofia do imaginário educacional. Nesse contexto, o artigo compreende três partes: “Da metáfora à metáfora agrícola e a sua importância na educação”; “O poder da metáfora hortícola na obra educacional de Célestin Freinet”, e “A importância da metáfora na filosofia do imaginário educacional” constitui a terceira parte.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).