POR UMA CRÍTICA À NATURALIDADE DAS CRONOLOGIAS: CONFIGURANDO UM MELHOR ENQUADRAMENTO CONCEITUAL DA PERIODIZAÇÃO NA ESCANDINAVÍSTICA

Autores

Resumo

O uso do conceito de Era Viking é tido como ponto comum dentro da historiografia especializada em Escandinávia medieval. No presente artigo, pretende-se realizar uma crítica da periodização da Era Viking enquanto conceito utilizado por diversas áreas das ciências humanas que se dedicam a essa fatia temporal. Para tal, será discutido a importância da conceituação elaborada pelos historiadores, de forma geral, de maneira que fique claro a necessidade de se questionar os conceitos utilizados para nos referirmos à determinados momentos históricos. Nesse sentido, busca-se explicitar a problemática envolvendo o conceito de Era Viking desde sua construção no século XIX até os trabalhos mais recentes, ao mesmo tempo que será proposto um novo enquadramento conceitual e cronológico, o qual será denominado por Período Viking.

Palavras-Chave: Era Viking; Viking; Epistemologia da História; História dos Conceitos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio de Amorim Féo, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutorando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense – PPGH-UFF. Membro do laboratório Translatio Studii - Núcleo Dimensões do Medievo (História, Língua e Filosofia) da Universidade Federal Fluminense.

Patrick Zanon Guzzo, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutor em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense – PPGH-UFF. Membro do laboratório Translatio Studii - Núcleo Dimensões do Medievo (História, Língua e Filosofia) da Universidade Federal Fluminense. Membro do Grupo de Pesquisa Centro Ciro Cardoso de Pesquisa do Pré-Capitalismo (CCCP-PréK) da Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

2022-11-20

Edição

Seção

Articles