POR UMA CRÍTICA À NATURALIDADE DAS CRONOLOGIAS: CONFIGURANDO UM MELHOR ENQUADRAMENTO CONCEITUAL DA PERIODIZAÇÃO NA ESCANDINAVÍSTICA
Resumo
O uso do conceito de Era Viking é tido como ponto comum dentro da historiografia especializada em Escandinávia medieval. No presente artigo, pretende-se realizar uma crítica da periodização da Era Viking enquanto conceito utilizado por diversas áreas das ciências humanas que se dedicam a essa fatia temporal. Para tal, será discutido a importância da conceituação elaborada pelos historiadores, de forma geral, de maneira que fique claro a necessidade de se questionar os conceitos utilizados para nos referirmos à determinados momentos históricos. Nesse sentido, busca-se explicitar a problemática envolvendo o conceito de Era Viking desde sua construção no século XIX até os trabalhos mais recentes, ao mesmo tempo que será proposto um novo enquadramento conceitual e cronológico, o qual será denominado por Período Viking.
Palavras-Chave: Era Viking; Viking; Epistemologia da História; História dos Conceitos
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do original apresentado se compromete(m) a cumprir o que se segue:
- Todos os autores responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este original é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já que a obra não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do original à Revista Scandia, à qual concedem permissão para sua reprodução, edição e publicação on-line.
- O(s) autor(es) outorgam seus direitos autorais de seu original à Revista Scandia, licendiado sob a Criative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento deste trabalho com o reconhecimento de sua autoria.
- O(s) autor(es) têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu original.