AS NARRATIVAS “CÉLTICAS” DE VIAGEM PARA O OUTRO MUNDO (ECHTRA; IMMRAM; LONGES E FÍS): FONTES HISTÓRICAS PARA UMA HISTÓRIA CULTURAL DA IRLANDA ANTIGA E MEDIEVAL

Autores

  • Dominique Vieira Coelho dos Santos FURB - Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2018v38n38.33679

Palavras-chave:

Narrativas “Célticas” de Viagem para o outro mundo, História da Irlanda Antiga e Medieval, História Cultural.

Resumo

As nomenclaturas utilizadas para sistematizar as narrativas literárias produzidas em língua irlandesa na Antiguidade e no Medievo tem sido as mais variadas. Na modernidade, são recorrentes as divisões em ciclos (Ulster, Feniano, Mitológico e Histórico), aventuras, viagens, visões e poesia. Nas duas maiores listas medievais contendo classificações deste mesmo material, denominadas na historiografia específica da área como “lista a” e “lista b” , todavia, outras nomenclaturas são utilizadas, gerando uma percepção distinta destas narrativas. Considerando a sistematização medieval, este artigo aborda as narrativas “célticas” de viagens para o outro mundo, denominadas na “lista a” e na “lista b” como: “Echtra”, “Imram”, “Longes” “Fís”, apontando como elas podem ser utilizadas como fontes históricas para a escrita de uma História Cultural da Irlanda Antiga e Medieval.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dominique Vieira Coelho dos Santos, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Dominique Santos é Professor de História Antiga e Medieval na FURB – Universidade Regional de Blumenau, onde também coordena o LABEAM - Laboratório Blumenauense de Estudos Antigos e Medievais. É membro do LEIR – Laboratório de Estudos Sobre o Império Romano e da Cátedra de Estudos Irlandeses W.B. Yeats, ambos da USP.

Publicado

2018-06-30

Como Citar

SANTOS, D. V. C. dos. AS NARRATIVAS “CÉLTICAS” DE VIAGEM PARA O OUTRO MUNDO (ECHTRA; IMMRAM; LONGES E FÍS): FONTES HISTÓRICAS PARA UMA HISTÓRIA CULTURAL DA IRLANDA ANTIGA E MEDIEVAL. Saeculum, [S. l.], v. 38, n. 38, p. 65–84, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2317-6725.2018v38n38.33679. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/srh/article/view/33679. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê