Alunos percorrem as histórias narradas na cidade através do game Pokémon GO
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2019v0n40.40855Palavras-chave:
Pokémon GO, Ensino de História, Cibercultura, Ideias históricas, História da cidade.Resumo
O propósito deste texto é o de descrever uma pesquisa realizada com alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Maringá, Paraná. Destacamos no momento nossa análise sobre as ideias destes alunos em relação à (sua) cidade, obtidas por intermédio do aplicativo game Pokémon GO. Aproveitando-se da tecnologia de realidade aumentada (justaposição entre virtual e real), os alunos puderam percorrer a cidade para encontrar e refletir sobre alguns lugares, objetos ou imagens em que determinada história é contada. A atividade se desenvolveu conforme a ideia de aula-oficina de Isabel Barca (2004) articulada com a matriz disciplinar de Rüsen (2001). Os alunos construíram narrativas escritas decorrentes desta atividade, e são estas narrativas que transformamos em ideias-síntese.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-07-06
Como Citar
RAMOS, M. E. T.; SZLACHTA JUNIOR, A. M. Alunos percorrem as histórias narradas na cidade através do game Pokémon GO. Sæculum - Revista de História, [S. l.], n. 40, p. 377–401, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.2317-6725.2019v0n40.40855. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/srh/article/view/40855. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê