A instituição escolar: do aluno sujeito ao aluno autônomo e o protagonismo no Ensino Médio

Autores

  • Mariangela de Vasconcelos Nunes Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2021v26n45.59876

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Autonomia, Protagonismo, Ensino de História

Resumo

Neste artigo apresento algumas reflexões sobre a atual reforma do Novo Ensino Médio, instituída pela Lei nº 13.415/17, e sobre mudanças ocorridas no desenho curricular do Ensino Médio da Paraíba a partir da criação do Programa de Escolas Integrais (2016). O debate se segue com base nas investigações que venho desenvolvendo através de projetos de iniciação científica (PIBIC/UEPB, cotas 2018/2019, 2019/20020 e 2020/2021) e considerando a emergência das políticas neoliberais na educação brasileira por meio do exame da ênfase do empreendedorismo na formatação de subjetividades, compatíveis com a constituição de indivíduos autônomos, adequados ao século XXI. Antes, porém, faço uma breve discussão sobre os percursos da História ensinada nas escolas e da escola disciplinar, considerando o esforço desta para modelar corpos dóceis, procurando, assim, apontar algumas diferenças entre o aluno sujeito da escola disciplinar e o aluno autossuficiente e autônomo da escola contemporânea. Para a constituição do texto, foram relevantes alguns conceitos, entre os quais cito a instituição de confinamentos, capital humano e sociedade de controle, entre outros. Destaco, ainda, as leituras de documentos oficiais, notadamente da Paraíba, entre eles as Diretrizes Operacionais 2020: das escolas da rede estadual de ensino na Paraíba (Portaria nº 1330/2019, de 09 de dezembro de 2019) e o Edital de Bolsas nº 008/2019, que trata da concessão de quotas de bolsas do programa Gira Mundo Finlândia – formação de professores (HANK ou TAMK).

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Biografia do Autor

Mariangela de Vasconcelos Nunes, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora em História pela Universidade de Brasília. Professora do Centro de Humanidades da Universidade Estadual da Paraíba, onde leciona disciplinas da área de Ensino de História. Atualmente desenvolve pesquisa sobre a reforma do Ensino Médio no Brasil e na Paraíba.

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Publicado

2021-12-29

Como Citar

NUNES, M. de V. . A instituição escolar: do aluno sujeito ao aluno autônomo e o protagonismo no Ensino Médio. Sæculum - Revista de História, [S. l.], v. 26, n. 45 (jul./dez.), p. 279–290, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2317-6725.2021v26n45.59876. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/srh/article/view/59876. Acesso em: 19 nov. 2024.