Sociodiversidades indígenas: desafios do tempo presente para o ensino em História
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2021v26n45.60382Palavras-chave:
Indígenas, Sociodiversidades, Ensino, Questionamentos, HistóriaResumo
A partir dos seus protagonismos os indígenas afirmam sociodiversidades, as diversas formas do ser indígena com diferentes expressões socioculturais, reivindicando o reconhecimento de direitos, provocando questionamentos acerca do lugar dos indígenas nas narrativas sobre a História do Brasil, nas discussões sobre as relações étnico-raciais na Educação, nas práticas docentes e no ensino de História. Estudar criticamente sobre os povos indígenas é reconhecê-los como parte da nossa sociedade, ocupando diversos espaços, produzindo conhecimentos, questionando a História do Brasil, se afirmando como sujeitos históricos e contemporâneos de direitos. E, sobretudo, repensar as imagens e discursos genéricos, superficiais, preconceituosos nos conteúdos e práticas pedagógicas sobre os chamados “índios”, e assim superar os muitos estereótipos, equívocos, preconceitos. É (re)conhecer direitos fixados na Constituição Federal aprovado em 1988 e em vigor, como também ratificados na LDB e na legislação posterior, compreendendo os significados que representam as sociodiversidades indígenas em nosso país. São desafios do tempo presente para o ensino em História.
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