Os objetos e o espaço da EEB Bom Pastor: aspectos pedagógicos da cultura material escolar (Chapeco/SC, décadas de 1940 e 1960)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2022v27n46.62069

Palavras-chave:

Escola, Cultura Material, Espaço, Objetos

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar o espaço escolar da EEB Bom Pastor, em Chapecó-SC entre as décadas de 1940 e 1960, buscando perceber como o espaço e os objetos que o compunham estavam voltados para pedagógico. Para isso, considera-se o prédio escolar como organização do espaço, analisando a estrutura arquitetônica no contexto histórico e em relação ao desenvolvimento urbano local; além das salas de aula pensadas como organização para o saber; e na sala de ciência e no museu escolar, como espaços e objetos de saber. São utilizadas como fontes os relatórios do Grupo Escolar Bom Pastor, além de imagens e objetos constantes no memorial e arquivo da escola. Esse estudo parte do referencial teórico-metodológico da cultura material, a partir de Souza, Escolano, Frago, dentre outros. Dessa forma, foi possível compreender a que o espaço e os objetos formam uma associação pedagógica e, assim, a escola se transforma em um lugar de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Modesti, Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina

Doutora em Educação, linha de Sociologia e História da Educação - PPGE/UFSC. Mestre em Educação e graduada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora da área de ciências humanas, com ênfase interdisciplinar em história e sociologia, sobretudo no pensamento social brasileiro e história da educação no Brasil República. Professora de História na rede estadual em Santa Catarina.

Referências

Fontes

ACERVO INTERNO DAS IRMÃS FRANCISCANAS MISSIONÁRIAS DE MARIA AUXILIADORA. Crônicas. Chapecó/SC. Acesso conferido em 17/05/2022.

ARQUIVO DA EEB BOM PASTOR. Relatório do Grupo Escolar Bom Pastor, 1948. Chapecó/SC.

ARQUIVO DA EEB BOM PASTOR. Relatório do Grupo Escolar Bom Pastor, 1950. Chapecó/SC.

ARQUIVO DA EEB BOM PASTOR. Relatório do Grupo Escolar Bom Pastor, 1965. Chapecó/SC.

BIBLIOTECA PÚBLICA DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Jornal A Voz de Chapecó. n. 205, 17 out. 1948. p. 02.

Referências

CASTRO, Raquel Xavier de Souza. Das cadeiras às carteiras escolares individuais: entre mudanças e permanências na materialidade da escola primária catarinense (1836-1914). Dissertação (Mestrado em Educação). Florianópolis: Universidade do Estado de Santa Catarina, 2009.

ESCOLANO, Agustín. Las materialidades de La escuela (a modo de prefacio). In: GASPAR DA SILVA, Vera Lucia; PETRY, Marilia Gabriela (orgs.). Objetos da escola: espaços e lugares de constituição de uma cultura escolar (Santa Catarina – Séculos XIX e XX). Florianópolis: Insular, 2012, p. 11-18.

ESCOLANO, Agustín. Arquitetura como programa: espaço, escola e currículo. In: FRAGO, Antonio Viñao; ESCOLANO, Agustín. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. Rio de Janeiro: DP&A, 1998, p. 19-57.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de. O espaço escolar como objeto da história da educação: algumas reflexões. Revista da Faculdade de Educação, vol. 24. n. 1, p. 141-159, 1998. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-25551998000100010

FIORI, Neide Almeida. Aspectos da evolução do ensino público: ensino público e política de assimilação cultural no Estado de Santa Catarina nos períodos Imperial e Republicano. Florianópolis: UFSC, 1975.

FRAGO, Antonio Viñao. Do espaço escolar e da escola como lugar: propostas e questões. In: FRAGO, Antonio Viñao; ESCOLANO, Agustín. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. Rio de Janeiro: DP&A, 1998, p. 59-136.

GONÇALVES, Rita de Cássia. A arquitetura como uma dimensão material das culturas escolares. In: SILVA, Vera Lucia Gaspar da; PETRY, Marilia Gabriela (orgs.). Objetos da escola: espaços e lugares de constituição de uma cultura escolar (Santa Catarina – Séculos XIX e XX). Florianópolis: Insular, 2012, p. 27-62.

JULIA, Dominique. Cultura Escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, n. 1, p. 09-43, 2001.

LAWN, Martin. Uma pedagogia para o público: o lugar de objetos, observação, produção mecânica e armários-museus. Tradução: David Antonio da Costa; Gustavo Rugoni de Sousa. Revista Linhas, Florianópolis, v. 14, n. 26, jan./jun. 2013, p. 222-243. http://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814262013222. Acesso em 15/09/2016. DOI: https://doi.org/10.5965/1984723814262013222

LOPES, Maria Margaret. O Brasil Descobre a Pesquisa Científica: Os museus e as ciências naturais no século XIX. São Paulo: Editora Hucitec / Editora Universidade de Brasília, 2009.

LOPES, Sérgio. O Território do Iguaçu no contexto da “Marcha para Oeste”. Cascavel: EDUNIOESTE, 2002.

LORENSET, Odimar. Em nome de Deus e da Elite: dispositivos disciplinares para a distinção no Grupo Escolar Bom Pastor (1947-1961). Dissertação (Mestrado em Educação). Florianópolis: Universidade do Estado de Santa Catarina, 2011.

MACHADO, Paulo Pinheiro. Lideranças do Contestado: a formação e a atuação das chefias caboclas (1912-1916). Campinas: UNICAMP, 2004.

MEDA, Juri (2015). A ‘história material da escola’ como fator de desenvolvimento da pesquisa histórico-educativa na Itália. Revista Linhas. Florianópolis, v. 16, n. 30, p. 7-28, 2015. Título original: La «historia material de la escuela» como factor de desarrollo de la investigación histórico - educativa en Italia. Traduzido por Ademilde S. Sartori, com revisão técnica de Gizele de Souza e Vera Lúcia Gaspar da Silva. Disponível em http://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816302015007/pdf_36. Acesso em 15/09/2016. DOI: https://doi.org/10.5965/1984723816302015007

MODESTI, Tatiane. A Escola Pública Primária em Chapecó: nacionalização e modernização entre o rural e o urbano (1930-1945). Dissertação (Mestrado em Educação). Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2011.

NÓBREGA, Paulo de. Grupos Escolares: modernização do ensino e poder oligárquico. In: DALLABRIDA, Norberto (org.). Mosaico de escolas: modos de educação em Santa Catarina na Primeira República. Florianópolis: Cidade Futura, 2003, p. 253-280.

NÓBREGA, Paulo de. Poder Oligárquico, Nacionalização e Imigrantes no ensino público: Modernização do Ensino Primário de Santa Catarina (1910-1930). Tese (Doutorado em Educação). Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2006.

PETRY, Marilia Gabriela. Da recolha à exposição: a constituição de museus escolares em escolas públicas primárias de santa Catarina (Brasil – 1911 a 1952). Dissertação (Mestrado em Educação). Florianópolis: Universidade do Estado de Santa Catarina, 2013.

PETRY, Marilia Gabriela. Museu Escolar: o que dizem os inventários. In: GASPAR DA SILVA, Vera Lucia; PETRY, Marilia Gabriela (orgs.). Objetos da escola: espaços e lugares de constituição de uma cultura escolar (Santa Catarina – Séculos XIX e XX). Florianópolis: Insular, 2012, p. 79-101.

SCHLICKMANN, Karina Santos Vieira; GASPAR DA SILVA, Vera Lucia. Museu Irmão Luiz Gartner: um museu insólito? In: GASPAR DA SILVA, Vera Lucia; PETRY, Marilia Gabriela (orgs.). Objetos da escola: espaços e lugares de constituição de uma cultura escolar (Santa Catarina – Séculos XIX e XX). Florianópolis: Insular, 2012, p. 103-125.

SGANDERLA, Ana Paola; CARVALHO, Diana Carvalho de. A Escola Nova e o Método Intuitivo nos programas de ensino da Escola Normal Vocacional (1937) em Santa Catarina. Educação. Santa Maria, vol. 45, p. 01-24, 2020. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644433299

SILVA, Vera Lucia Gaspar da. Vitrines da República: os grupos escolares em Santa Catarina (1889-1930). In: Anais do VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Uberlândia, MG, 2006. http://www.faced.ufu.br/colubhe06/anais/arquivos/16VeraLuciaGaspardaSilva.pdf. Acesso em: 20 mar. 2011.

SOUZA, Rosa Fátima de. História da Cultura Material Escolar: um balanço inicial. In: BENCOSTA, Marcus Levy (org.). Culturas escolares, saberes e práticas educativas: itinerários históricos. São Paulo: Cortez, 2007, p. 163-189.

VIEIRA, Alexandre Sarda. A Educação Formal no Velho município de Chapecó (1929-1945). Dissertação (Mestrado em História). Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2000.

Downloads

Publicado

2022-07-08

Como Citar

MODESTI, T. Os objetos e o espaço da EEB Bom Pastor: aspectos pedagógicos da cultura material escolar (Chapeco/SC, décadas de 1940 e 1960). Sæculum - Revista de História, [S. l.], v. 27, n. 46 (jan./jun.), p. 368–382, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2317-6725.2022v27n46.62069. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/srh/article/view/62069. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Memória, patrimônio cultural e processos educativos: Diálogos e reflexões