Os objetos e o espaço da EEB Bom Pastor: aspectos pedagógicos da cultura material escolar (Chapeco/SC, décadas de 1940 e 1960)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2022v27n46.62069Palavras-chave:
Escola, Cultura Material, Espaço, ObjetosResumo
Este artigo tem por objetivo analisar o espaço escolar da EEB Bom Pastor, em Chapecó-SC entre as décadas de 1940 e 1960, buscando perceber como o espaço e os objetos que o compunham estavam voltados para pedagógico. Para isso, considera-se o prédio escolar como organização do espaço, analisando a estrutura arquitetônica no contexto histórico e em relação ao desenvolvimento urbano local; além das salas de aula pensadas como organização para o saber; e na sala de ciência e no museu escolar, como espaços e objetos de saber. São utilizadas como fontes os relatórios do Grupo Escolar Bom Pastor, além de imagens e objetos constantes no memorial e arquivo da escola. Esse estudo parte do referencial teórico-metodológico da cultura material, a partir de Souza, Escolano, Frago, dentre outros. Dessa forma, foi possível compreender a que o espaço e os objetos formam uma associação pedagógica e, assim, a escola se transforma em um lugar de aprendizagem.
Downloads
Referências
Fontes
ACERVO INTERNO DAS IRMÃS FRANCISCANAS MISSIONÁRIAS DE MARIA AUXILIADORA. Crônicas. Chapecó/SC. Acesso conferido em 17/05/2022.
ARQUIVO DA EEB BOM PASTOR. Relatório do Grupo Escolar Bom Pastor, 1948. Chapecó/SC.
ARQUIVO DA EEB BOM PASTOR. Relatório do Grupo Escolar Bom Pastor, 1950. Chapecó/SC.
ARQUIVO DA EEB BOM PASTOR. Relatório do Grupo Escolar Bom Pastor, 1965. Chapecó/SC.
BIBLIOTECA PÚBLICA DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Jornal A Voz de Chapecó. n. 205, 17 out. 1948. p. 02.
Referências
CASTRO, Raquel Xavier de Souza. Das cadeiras às carteiras escolares individuais: entre mudanças e permanências na materialidade da escola primária catarinense (1836-1914). Dissertação (Mestrado em Educação). Florianópolis: Universidade do Estado de Santa Catarina, 2009.
ESCOLANO, Agustín. Las materialidades de La escuela (a modo de prefacio). In: GASPAR DA SILVA, Vera Lucia; PETRY, Marilia Gabriela (orgs.). Objetos da escola: espaços e lugares de constituição de uma cultura escolar (Santa Catarina – Séculos XIX e XX). Florianópolis: Insular, 2012, p. 11-18.
ESCOLANO, Agustín. Arquitetura como programa: espaço, escola e currículo. In: FRAGO, Antonio Viñao; ESCOLANO, Agustín. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. Rio de Janeiro: DP&A, 1998, p. 19-57.
FARIA FILHO, Luciano Mendes de. O espaço escolar como objeto da história da educação: algumas reflexões. Revista da Faculdade de Educação, vol. 24. n. 1, p. 141-159, 1998. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-25551998000100010
FIORI, Neide Almeida. Aspectos da evolução do ensino público: ensino público e política de assimilação cultural no Estado de Santa Catarina nos períodos Imperial e Republicano. Florianópolis: UFSC, 1975.
FRAGO, Antonio Viñao. Do espaço escolar e da escola como lugar: propostas e questões. In: FRAGO, Antonio Viñao; ESCOLANO, Agustín. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. Rio de Janeiro: DP&A, 1998, p. 59-136.
GONÇALVES, Rita de Cássia. A arquitetura como uma dimensão material das culturas escolares. In: SILVA, Vera Lucia Gaspar da; PETRY, Marilia Gabriela (orgs.). Objetos da escola: espaços e lugares de constituição de uma cultura escolar (Santa Catarina – Séculos XIX e XX). Florianópolis: Insular, 2012, p. 27-62.
JULIA, Dominique. Cultura Escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, n. 1, p. 09-43, 2001.
LAWN, Martin. Uma pedagogia para o público: o lugar de objetos, observação, produção mecânica e armários-museus. Tradução: David Antonio da Costa; Gustavo Rugoni de Sousa. Revista Linhas, Florianópolis, v. 14, n. 26, jan./jun. 2013, p. 222-243. http://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814262013222. Acesso em 15/09/2016. DOI: https://doi.org/10.5965/1984723814262013222
LOPES, Maria Margaret. O Brasil Descobre a Pesquisa Científica: Os museus e as ciências naturais no século XIX. São Paulo: Editora Hucitec / Editora Universidade de Brasília, 2009.
LOPES, Sérgio. O Território do Iguaçu no contexto da “Marcha para Oeste”. Cascavel: EDUNIOESTE, 2002.
LORENSET, Odimar. Em nome de Deus e da Elite: dispositivos disciplinares para a distinção no Grupo Escolar Bom Pastor (1947-1961). Dissertação (Mestrado em Educação). Florianópolis: Universidade do Estado de Santa Catarina, 2011.
MACHADO, Paulo Pinheiro. Lideranças do Contestado: a formação e a atuação das chefias caboclas (1912-1916). Campinas: UNICAMP, 2004.
MEDA, Juri (2015). A ‘história material da escola’ como fator de desenvolvimento da pesquisa histórico-educativa na Itália. Revista Linhas. Florianópolis, v. 16, n. 30, p. 7-28, 2015. Título original: La «historia material de la escuela» como factor de desarrollo de la investigación histórico - educativa en Italia. Traduzido por Ademilde S. Sartori, com revisão técnica de Gizele de Souza e Vera Lúcia Gaspar da Silva. Disponível em http://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816302015007/pdf_36. Acesso em 15/09/2016. DOI: https://doi.org/10.5965/1984723816302015007
MODESTI, Tatiane. A Escola Pública Primária em Chapecó: nacionalização e modernização entre o rural e o urbano (1930-1945). Dissertação (Mestrado em Educação). Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2011.
NÓBREGA, Paulo de. Grupos Escolares: modernização do ensino e poder oligárquico. In: DALLABRIDA, Norberto (org.). Mosaico de escolas: modos de educação em Santa Catarina na Primeira República. Florianópolis: Cidade Futura, 2003, p. 253-280.
NÓBREGA, Paulo de. Poder Oligárquico, Nacionalização e Imigrantes no ensino público: Modernização do Ensino Primário de Santa Catarina (1910-1930). Tese (Doutorado em Educação). Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2006.
PETRY, Marilia Gabriela. Da recolha à exposição: a constituição de museus escolares em escolas públicas primárias de santa Catarina (Brasil – 1911 a 1952). Dissertação (Mestrado em Educação). Florianópolis: Universidade do Estado de Santa Catarina, 2013.
PETRY, Marilia Gabriela. Museu Escolar: o que dizem os inventários. In: GASPAR DA SILVA, Vera Lucia; PETRY, Marilia Gabriela (orgs.). Objetos da escola: espaços e lugares de constituição de uma cultura escolar (Santa Catarina – Séculos XIX e XX). Florianópolis: Insular, 2012, p. 79-101.
SCHLICKMANN, Karina Santos Vieira; GASPAR DA SILVA, Vera Lucia. Museu Irmão Luiz Gartner: um museu insólito? In: GASPAR DA SILVA, Vera Lucia; PETRY, Marilia Gabriela (orgs.). Objetos da escola: espaços e lugares de constituição de uma cultura escolar (Santa Catarina – Séculos XIX e XX). Florianópolis: Insular, 2012, p. 103-125.
SGANDERLA, Ana Paola; CARVALHO, Diana Carvalho de. A Escola Nova e o Método Intuitivo nos programas de ensino da Escola Normal Vocacional (1937) em Santa Catarina. Educação. Santa Maria, vol. 45, p. 01-24, 2020. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644433299
SILVA, Vera Lucia Gaspar da. Vitrines da República: os grupos escolares em Santa Catarina (1889-1930). In: Anais do VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Uberlândia, MG, 2006. http://www.faced.ufu.br/colubhe06/anais/arquivos/16VeraLuciaGaspardaSilva.pdf. Acesso em: 20 mar. 2011.
SOUZA, Rosa Fátima de. História da Cultura Material Escolar: um balanço inicial. In: BENCOSTA, Marcus Levy (org.). Culturas escolares, saberes e práticas educativas: itinerários históricos. São Paulo: Cortez, 2007, p. 163-189.
VIEIRA, Alexandre Sarda. A Educação Formal no Velho município de Chapecó (1929-1945). Dissertação (Mestrado em História). Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Tatiane Modesti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A revista Sæculum permite aos autores a manutenção dos direitos autorais pelo seu trabalho, no entanto eles devem repassar direitos de primeira publicação ao periódico.