Os objetos e o espaço da EEB Bom Pastor: aspectos pedagógicos da cultura material escolar (Chapeco/SC, décadas de 1940 e 1960)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2022v27n46.62069

Palabras clave:

Escola, Cultura Material, Espaço, Objetos

Resumen

Este artigo tem por objetivo analisar o espaço escolar da EEB Bom Pastor, em Chapecó-SC entre as décadas de 1940 e 1960, buscando perceber como o espaço e os objetos que o compunham estavam voltados para pedagógico. Para isso, considera-se o prédio escolar como organização do espaço, analisando a estrutura arquitetônica no contexto histórico e em relação ao desenvolvimento urbano local; além das salas de aula pensadas como organização para o saber; e na sala de ciência e no museu escolar, como espaços e objetos de saber. São utilizadas como fontes os relatórios do Grupo Escolar Bom Pastor, além de imagens e objetos constantes no memorial e arquivo da escola. Esse estudo parte do referencial teórico-metodológico da cultura material, a partir de Souza, Escolano, Frago, dentre outros. Dessa forma, foi possível compreender a que o espaço e os objetos formam uma associação pedagógica e, assim, a escola se transforma em um lugar de aprendizagem.

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Biografía del autor/a

Tatiane Modesti, Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina

Doutora em Educação, linha de Sociologia e História da Educação - PPGE/UFSC. Mestre em Educação e graduada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora da área de ciências humanas, com ênfase interdisciplinar em história e sociologia, sobretudo no pensamento social brasileiro e história da educação no Brasil República. Professora de História na rede estadual em Santa Catarina.

Citas

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Publicado

2022-07-08

Cómo citar

MODESTI, T. Os objetos e o espaço da EEB Bom Pastor: aspectos pedagógicos da cultura material escolar (Chapeco/SC, décadas de 1940 e 1960). Saeculum, [S. l.], v. 27, n. 46 (jan./jun.), p. 368–382, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2317-6725.2022v27n46.62069. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/srh/article/view/62069. Acesso em: 21 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê Memória, patrimônio cultural e processos educativos: Diálogos e reflexões