Ensino de História e Educação Patrimonial: usos e apropriações na formação docente no ensino de EAD
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2022v27n46.62070Palavras-chave:
Ensino de História, Educação Patrimonial, Educação a distânciaResumo
Este artigo tem o objetivo de explicar as concepções de patrimônio presentes em projetos preliminares desenvolvidos pelos estudantes de estágio supervisionado em docência em História do polo do município de Camocim do curso de EAD da Universidade Estadual do Ceará. A análise é feita para compreender as práticas e perspectivas dos discentes na inclusão do patrimônio cultural como atividade necessária ao ensino de história. Para alcançar esse fim, analisamos seis relatórios apresentados no fim da disciplina realizada em 2019 que consistiam na construção de intervenção pedagógicas na abordagem da educação patrimonial. Nessa análise serão observadas as escolhas, as experiências e as aplicações de conceitos, além da seleção de métodos, a partir da sua aproximação com a temática da “preservação” e “valorização” dos bens culturais e, ainda, as elaborações que os estudantes de História apresentaram para fundamentar teórica e metodologicamente as escolhas de temas, objetos de análise e as possíveis problematizações para vivências educativas, considerando conceitos como história local, identidade e diversidade cultural.
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