Educação, História e Museus: uma reflexão sobre o ensino de história
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2022v27n46.62074Palavras-chave:
Formação Professores, Ensino de História, História Regional, Museus, História LocalResumo
O presente artigo busca discutir a relação da prática de ensino da história e da cultura local com a aprendizagem e consciência histórica de estudantes do curso de Pedagogia de uma Instituição Federal de Ensino Superior no sul de Mato Grosso. Apresentam-se como fontes da pesquisa as reflexões presentes no portfólio solicitado na disciplina como instrumento avaliativo, de caráter processual e formativo, com uso autorizado pelas estudantes. O objetivo da pesquisa é o de compreender, por meio dos sentidos construídos na visitação a museus locais e regionais, a aprendizagem e consciência histórica das estudantes de pedagogia. Nesse sentido, a reflexão acerca da educação patrimonial tem se dado não apenas no sentido da sua preservação e conservação, mas na problematização em relação as instituições, os agentes, os acervos e os objetos numa perspectiva crítica. Os resultados demonstram a relevância do trabalho intencional com o conhecimento histórico, do acesso ao patrimônio histórico-cultural e da reflexão sobre ele na aprendizagem e consciência histórica.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE JUNIOR, Durval M. de. A melancolia dos objetos: Algumas reflexões em torno do tema do patrimônio histórico e cultural. In: BAUER, Letícia; BORGES, Viviane T. (orgs.). História oral e patrimônio cultural: potencialidades e transformações. São Paulo: Letra e Voz, 2018, p. 137-163.
ALMEIDA, Juniele R.; MENEZES, Sônia (orgs.). História Pública em Debate: patrimônio, educação e mediações do passado. Rio de Janeiro: Letra e Voz, 2018.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Petrópolis-RJ: Vozes, 2015.
CONTIJO, Rebeca. Cultura Histórica. In: FERREIRA, Marieta de M.; OLIVEIRA, Margarida M. D. de (orgs.). Dicionário de Ensino de História. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2019, p. 66-71
CORREIA, Silvia B.; MAIA, Luciana M. Representações sociais do “ser indígena”: uma análise a partir do não indígena. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 41, p. 01-15, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-3703003221380
CURY, Marília Xavier. Educação em museus: panoramas, dilemas e algumas ponderações. Ensino em Re-Vista, v. 20, n. 1, p. 13-28. 2013. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/23206/12747. Acesso: 10 de março de 2020.
FERNÁNDEZ, Maria A. Calero. Sexismo Linguístico: Análisis y propuestas ante la discriminación sexual en el lenguaje. Espanha: Narcea S. A., 1999.
GAGNEBIN, Jeanne M. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Editora 34, 2014.
GONÇALVES, Márcia de A. História local: o reconhecimento da identidade pelo caminho da insignificância. In: MONTEIRO, Ana M.; GASPARELLO, Arlette M.; MAGALHÃES, Marcelo de S. (orgs.). Ensino de História: Sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X/FAPERJ, 2007, p. 175-185.
GERMINARI, Geyso D. História da Cidade, consciência histórica e jovens escolarizados. Revista Percursos. Florianópolis, v. 11, n. 1, 2010. DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2011v4n7p363
GERMINARI, Geyso D. Educação Histórica: A constituição de um campo de pesquisa. Revista HistedBr Online, Campinas, n. 42, p. 54-70, 2011. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639866
GUIMARÃES, Selva. Didática e prática de ensino de história. São Paulo: Papirus, 2015.
MARTINS, Estevão de R. Consciência Histórica. In: FERREIRA, Marieta de M.; OLIVEIRA, Margarida M. D. de (orgs.). Dicionário de Ensino de História. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2019, p. 55-58.
MASSARANI, Luisa; MERZAGORA, Matteo; RODARI, Paola (orgs). Diálogos e Ciência: mediação em museus e centros de ciências. Rio de Janeiro: Museu da Vida/ Casa Oswaldo Cruz/FioCruz, 2007.
MEIRELLES, Lídia M. Museus etnográficos e patrimônio cultural: os objetos dos “outros” e suas memórias. In: GOMES, Aguinaldo R.; SQUINELLO, Ana Paula (orgs). Prospecções no ensino de História: direitos, cultura e diversidade. Curitiba: CRV, 2017, p. 147-165.
MENDES, José A. Estudos do patrimônio: museus e educação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013.
MENEZES, José N. C. O patrimônio e a compreensão do passado: experiência intelectual e diálogo público. In: ALMEIDA, Juniele R.; MENEZES, Sônia (orgs.). História Pública em debate: patrimônio, educação e mediações do passado. São Paulo: Letra e Voz, 2018, p. 21-32.
OLIVEIRA, Lucas de A.; OSÓRIO, Patrícia S. Da Festa de São Pedro à Festa do Pescador: Dinâmicas identitárias em uma comunidade ribeirinha de Mato Grosso. Aceno, v. 4, n. 7, p. 172-186, 2017. DOI: https://doi.org/10.48074/aceno.v4i7.5163
ORIÁ, Ricardo. Memória e ensino de História. In: BITTENCOURT, Circe. O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2017, p. 128-148.
SCHMIDT, Maria A. M. S. O ensino de história local e os desafios da formação da consciência histórica. In: MONTEIRO, Ana M.; GASPARELLO, Arlette M.; MAGALHÃES, Marcelo de S. (orgs.). Ensino de História: Sujeitos, saberes e práticas. RJ: Mauad X/FAPERJ, 2007, p. 186-198
SCHMIDT, Maria A. M. S. Perspectivas da Consciência Histórica e de Aprendizagem em Narrativas de jovens brasileiros. Tempo Histórico, v. 12, 2008, p. 81-96.
SILVA, Marcos; GUIMARÃES, Selva. Ensinar História no século XXI: em busca do tempo entendido. São Paulo: Papirus, 2012.
ZARBATO, Jaqueline A. M. Museus, história e educação: narrativas de “futuros professores” de história. Revista Diálogos Educacionais, Curitiba, v. 18, n. 57, p. 579-595, 2018. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/23875/22806. Acesso em: 10 de março, 2020. DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.057.AO07
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Merilin Baldan
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A revista Sæculum permite aos autores a manutenção dos direitos autorais pelo seu trabalho, no entanto eles devem repassar direitos de primeira publicação ao periódico.