Educação, História e Museus: uma reflexão sobre o ensino de história
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2022v27n46.62074Palabras clave:
Formação Professores, Ensino de História, História Regional, Museus, História LocalResumen
O presente artigo busca discutir a relação da prática de ensino da história e da cultura local com a aprendizagem e consciência histórica de estudantes do curso de Pedagogia de uma Instituição Federal de Ensino Superior no sul de Mato Grosso. Apresentam-se como fontes da pesquisa as reflexões presentes no portfólio solicitado na disciplina como instrumento avaliativo, de caráter processual e formativo, com uso autorizado pelas estudantes. O objetivo da pesquisa é o de compreender, por meio dos sentidos construídos na visitação a museus locais e regionais, a aprendizagem e consciência histórica das estudantes de pedagogia. Nesse sentido, a reflexão acerca da educação patrimonial tem se dado não apenas no sentido da sua preservação e conservação, mas na problematização em relação as instituições, os agentes, os acervos e os objetos numa perspectiva crítica. Os resultados demonstram a relevância do trabalho intencional com o conhecimento histórico, do acesso ao patrimônio histórico-cultural e da reflexão sobre ele na aprendizagem e consciência histórica.
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