Discurso, Extrema Direita e Educação Digital

narrações da história brasileira pela “Nova Direita”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2023v28n48.64610

Palavras-chave:

Discurso, Nova Direita, Extrema Direita, História brasileira, Educação

Resumo

Nas últimas décadas, testemunhamos o crescimento de movimentos de extrema direita capazes de alcançar as maiores instâncias do poder político nacional e internacional, reorganizando o mapa político do país e do mundo. Essa onda ultraconservadora aproveitou-se da popularização e da atual leniência jurídica para com as plataformas digitais na internet, para construir uma rede de disseminação de narrativas e saberes anticientíficos. A assim chamada, “Nova Direita” brasileira, buscou inspirações discursivas no também movimento de extrema direita norte-americano, a “Alt-Right” (direita alternativa), como da mesma forma, reaproveitou antigas temáticas e conceitos de organizações de extrema direita do pós-segunda guerra mundial para reafirmar conceitos ultraconservadores. No campo da educação, é de interesse dessa pesquisa observarmos como se constitui no meio discursivo ultraconservador da Nova Direita, as narrativas sobre a história brasileira e suas reverberações na sociedade atual. Para esse intento, se utilizou das ferramentas de análise do discurso, oriundas da obra filosófica de Michel Foucault.

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Biografia do Autor

Vinícius Finger, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Vinícius Finger é Pós-doutor em Educação pelo PPGEDU da UNISC (2022), Doutor em História pelo PPGHIST da UNISINOS (2015-2019), Mestre em Educação pelo PPGEDU da UNISC (2012-2014) e Graduado em História pela UNISC (2007-2011), atual membro do Grupo de Pesquisa em Identidade e Diferença na Educação.

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Publicado

2023-08-10

Como Citar

FINGER, V. Discurso, Extrema Direita e Educação Digital: narrações da história brasileira pela “Nova Direita”. Sæculum - Revista de História, [S. l.], v. 28, n. 48, p. 120–138, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2317-6725.2023v28n48.64610. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/srh/article/view/64610. Acesso em: 19 nov. 2024.