Discurso, Extrema Direita e Educação Digital
narrações da história brasileira pela “Nova Direita”
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2023v28n48.64610Palavras-chave:
Discurso, Nova Direita, Extrema Direita, História brasileira, EducaçãoResumo
Nas últimas décadas, testemunhamos o crescimento de movimentos de extrema direita capazes de alcançar as maiores instâncias do poder político nacional e internacional, reorganizando o mapa político do país e do mundo. Essa onda ultraconservadora aproveitou-se da popularização e da atual leniência jurídica para com as plataformas digitais na internet, para construir uma rede de disseminação de narrativas e saberes anticientíficos. A assim chamada, “Nova Direita” brasileira, buscou inspirações discursivas no também movimento de extrema direita norte-americano, a “Alt-Right” (direita alternativa), como da mesma forma, reaproveitou antigas temáticas e conceitos de organizações de extrema direita do pós-segunda guerra mundial para reafirmar conceitos ultraconservadores. No campo da educação, é de interesse dessa pesquisa observarmos como se constitui no meio discursivo ultraconservador da Nova Direita, as narrativas sobre a história brasileira e suas reverberações na sociedade atual. Para esse intento, se utilizou das ferramentas de análise do discurso, oriundas da obra filosófica de Michel Foucault.
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