Currículo, Ensino de História e Pós-Colonialidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2023v28n48.67456

Palavras-chave:

Currículo, Ensino de História, Estudos Pós-Coloniais

Resumo

O currículo, entendido como um elemento prático-discursivo, que expressa conflitos e disputas no interior da sociedade, pode conter componentes que reforcem um pensamento colonial, através de certa colonialidade do saber, como crie as possibilidades para o estabelecimento de um pensamento pós-colonial. O artigo em questão abre e apresenta o Dossiê Currículo, Ensino de História e Pós-Colonialidade, que reúne textos de profissionais do ensino de História que atuam em diferentes instituições de ensino superior do país. Os Estudos Pós-Coloniais têm se constituído em uma importante lente teórica que vem sendo utilizada no campo da Educação e do Ensino de História para se investigar currículos, práticas pedagógicas, políticas educacionais e práticas educativas não escolares, sobretudo àquelas desenvolvidas em coletivos sociais. O presente Dossiê visa estimular e aprofundar o debate em torno da temática, trazendo artigos que buscam refletir sobre e a partir do escopo teórico em tela. Que as reflexões sobre as práticas de ensino e de pesquisa aqui expostos possam estimular os/as leitores/as no sentido de combater as colonialidades presentes nos currículos escolares e nos currículos de formação de professores de História.

Palavras-chave: Currículo. Ensino de História. Estudos Pós-Coloniais.

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Biografia do Autor

André Mendes Salles, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em História pela UFPE. Mestre em História pela UFPB. Doutor em Educação pela UFPE. Professor do Departamento de Ensino de Currículo da UFPE. Docente do Programa de pós-graduação em História e do Mestrado Profissional em Ensino de História da UFPE.

Pedro Ramón Caballero Cáceres, Universidade Nacional de Assunção

Pedro Ramón Caballero Cáceres é historiador. Licenciado em História pela Universidade Nacional de Assunção (UNA). Possui mestrado em História Nacional Independente pela UNA e em História do Mundo Hispânico pela Universidade Jaume I - Castellón de Plana (Espanha). Possui doutorado em Ciências Sociais e Políticas pela UNA. É professor no Colegio Experimental Paraguay-Brasil e na Universidade Nacional de Assunção. E-mail: pcaballero@fil.una.py

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Publicado

2023-08-10

Como Citar

SALLES, A. M.; CABALLERO CÁCERES, P. R. Currículo, Ensino de História e Pós-Colonialidade. Sæculum - Revista de História, [S. l.], v. 28, n. 48, p. 139–148, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2317-6725.2023v28n48.67456. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/srh/article/view/67456. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê História, Currículo e Pós-colonialidade