O GABINETE DE BIOLOGIA CRIMINAL E O SERVIÇO DE ATENDIMENTO AOS PSICOPATAS EM SERGIPE: APROXIMAÇÕES ENTRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E A MEDICINA

Autores/as

  • Kátia Regina Lopes Costa Secretaria de Estado da Educação de Sergipe
  • Alessandro Araújo Mendes
  • Anamaria Gonçalves Bueno de Freitas Universidade Federal de Sergipe

Palabras clave:

Gabinete de Biologia Criminal, História da Educação, Saberes Médicos.

Resumen

O presente artigo associa-se a pesquisas realizadas no campo da História da Educação e da criação de Serviços Médicos, nas quais foram encontrados documentos que mencionavam a criação do Gabinete de Biologia Criminal e o Serviço de Atendimento ao Psicopata de Sergipe. As pesquisas utilizaram da abordagem da História Cultural e do método indiciário de Carlo Ginzburg. Este artigo está organizado em duas seções: a primeira apresenta algumas discussões sobre o papel ocupado pela disciplina nos discursos educacionais do período, a inauguração dos Laboratórios Experimentais no Rio de Janeiro e em São Paulo e a relação com o movimento da Escola Nova. A segunda seção aborda a inauguração do Gabinete de Biologia em Sergipe e o Serviço de Atendimento aos Psicopatas, nesta também são apresentadas algumas fontes documentais que apresentam e representações sobre o menor “anormal”.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Kátia Regina Lopes Costa, Secretaria de Estado da Educação de Sergipe

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Membro do Grupo de Pesquisa em História da Educação: Intelectuais da Educação, Instituições Educativas e Práticas Escolares (UFS/CNPq). Técnica da Divisão de Educação Especial da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe. Professora universitária

Alessandro Araújo Mendes

Doutorando em Educação Universidade Federal de Sergipe. Advogado e Especialista em Direito Penal e Processual Penal e Didática do Ensino Superior. Professor universitário. Membro do Grupo de Pesquisa em História da Educação: Intelectuais da Educação, Instituições Educativas e Práticas Escolares (UFS/CNPq)

Anamaria Gonçalves Bueno de Freitas, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou Estágio Pós-Doutoral em Educação na Universidade de São Paulo em 2010. Vice coordenadora do Grupo de Pesquisa em História da Educação: Intelectuais da Educação, Instituições Educativas e Práticas Escolares (UFS/ CNPq). Professora Adjunta do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Membro fundador da Sociedade Brasileira de História da Educação.

Publicado

2014-12-31

Cómo citar

COSTA, K. R. L.; MENDES, A. A.; FREITAS, A. G. B. de. O GABINETE DE BIOLOGIA CRIMINAL E O SERVIÇO DE ATENDIMENTO AOS PSICOPATAS EM SERGIPE: APROXIMAÇÕES ENTRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E A MEDICINA. Saeculum, [S. l.], n. 31, p. 156, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/srh/article/view/141. Acesso em: 12 may. 2024.

Número

Sección

Dossiê: História e Saberes Médicos