ENTRE TRADIÇÃO, INOVAÇÃO E RENOVAÇÃO: SOBRE CURSOS DE HISTÓRIA BRASILEIROS

Autores/as

  • Bruno Flávio Lontra Fagundes Universidade Estadual do Paraná

Palabras clave:

História. Ensino Superior. Públicos.

Resumen

O artigo sistematiza dados de pesquisa realizada em 2012 em sites de cursos de História brasileiros e com alguns de seus coordenadores, com quem falamos por e-mail. Visa expor como, em sua Apresentação oficial, os cursos se definem por seus projetos pedagógicos, e verificar o que dizem e fazem professores e alunos seguindo mais suas preocupações com o futuro dos cursos e sua convicção sobre o que devem ser e que profissional formar. Cursos de História brasileiros em várias realidades do país mostram que iniciativas pouco tradicionais e ortodoxas têm sido adotadas, combinadas às práticas e atividades oficialmente prescritas, e mesmo com certo grau de experimentação prática sem elaboração conceitual clara, embora avalizando o argumento dos que defendem alguma revisão nos formatos acadêmicos de cursos de História e finalidade e perfis de formação para atuação na área.

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Biografía del autor/a

Bruno Flávio Lontra Fagundes, Universidade Estadual do Paraná

Doutor em História pela Universidade Federal de Minas Gerais, pós-doutorando na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Adjunto do Curso de Graduação de História e integrante do Mestrado Interdisciplinar em Sociedade e Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Campo Mourão.

Publicado

2015-06-30

Cómo citar

FAGUNDES, B. F. L. ENTRE TRADIÇÃO, INOVAÇÃO E RENOVAÇÃO: SOBRE CURSOS DE HISTÓRIA BRASILEIROS. Saeculum, [S. l.], n. 32, p. 159, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/srh/article/view/27096. Acesso em: 17 may. 2024.

Número

Sección

Dossiê