O OLHAR DA MEDICINA SOBRE OS INTERNATOS (1840-1927)

Autores/as

  • Joaquim Tavares da Conceição Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe

Palabras clave:

Medicina, Higiene, Internatos.

Resumen

Em teses doutorais, produzidas e publicadas no século XIX e início do século XX nas Faculdades de Medicina Brasileiras (Rio de Janeiro e Bahia), médicos interessados na temática da higiene dos colégios acreditavam que a intervenção de seus conhecimentos seria capaz de ordenar higienicamente o espaço dos internatos. O diagnóstico médico, praticamente dominante, cominava aos internatos a degradação física, moral e intelectual de gerações inteiras de estudantes submetidos ao internato. Por isso, procuraram intervir na organização do espaço e de determinadas práticas desses estabelecimentos, influenciando as famílias, diretores e professores dos colégios da necessidade de atentarem para a importância de diversas medidas higiênicas, visando à promoção do desenvolvimento físico, moral e intelectual dos pensionistas de colégio.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Joaquim Tavares da Conceição, Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe

Doutor em História Social pela Universidade Federal da Bahia. Docente do Colégio de Aplicação e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe.

Publicado

2014-12-31

Cómo citar

Conceição J. T. da. O OLHAR DA MEDICINA SOBRE OS INTERNATOS (1840-1927). Saeculum, [S. l.], n. 31, p. 46, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/srh/article/view/31. Acesso em: 21 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê: História e Saberes Médicos