História, memória e leituras do passado: o que as apropriações sobre Dom Paulo Evaristo Arns e o Cel. Brilhante Ustra no tempo presente podem nos ensinar?

Autores/as

  • Sônia Meneses Universidade Regional do Cariri
  • Egberto Melo Universidade Regional do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2018v39n39.41259

Palabras clave:

Ditadura militar, Dom Paulo Evaristo Arns, Ustra, História, Memória

Resumen

Este artigo pretende discutir as tensões na construção de memória e esquecimento no Brasil sobre dois personagens emblemáticos no período da Ditadura militar brasileira recente: Dom Paulo Evaristo Arns e o Cel. Brilhante Ustra. A partir da análise de matérias do Jornal Folha de São Paulo sobre suas mortes e homenagens prestadas, investiga-se as apropriações de leitores sobre as mesmas, coloca-se em relevo formas de leituras do passado, as permanências de discursos conservadores em nossa sociedade e as dificuldades com as quais os leitores lidam com as representações do passado em seu cotidiano.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sônia Meneses, Universidade Regional do Cariri

Professora Dra. Deparamento de história da Universidade Regional do Cariri-URCA. Estuda as relações entre história e mídia, tempo presente, história pública, memória e ditadura militar. Atua ainda como docente permanente da rede PROF.HISTÓRIA. Atualmente cursa Pós-doutorado na Universidade de São Paulo. É bolsista produtividade do CNPq.

Egberto Melo, Universidade Regional do Cariri

Prof. Dr. do departamento de história da Universidade Regional do Cariri-URCA. Estuda as relações entre história e formas de aprendizagem, ensino de história, representações históricas, memória e usos do passado a partir do ensino de história. Formação de professores. É professor permanente da rede Prof.História.

Publicado

2018-12-17

Cómo citar

MENESES, S.; MELO, E. História, memória e leituras do passado: o que as apropriações sobre Dom Paulo Evaristo Arns e o Cel. Brilhante Ustra no tempo presente podem nos ensinar?. Saeculum, [S. l.], n. 39 (jul./dez.), p. 251–266, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2317-6725.2018v39n39.41259. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/srh/article/view/41259. Acesso em: 30 jun. 2024.

Número

Sección

Dossiê: As ditaduras militares no Brasil e no Cone Sul: História, Historiografia e Memória