Contribuições de Edward Palmer Thompson para a Construção de Conhecimento histórico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2023v28n49.66362

Palabras clave:

Edward Palmer Thompson; producción de conocimiento histórico; investigador

Resumen

 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cyntia Simioni França, Universidade Estadual do Paraná

Cyntia Simioni França é doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), docente do Programa de Mestrado em História Pública e do PROFHISTÓRIA da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus Campo Mourão.

Citas

ABELOVE, Henry. E. P. Thompson. The Poverty of Theory”, History and Theory. Studies in the Philosophy of History, vol. 21, n. 1, p. 132-142, 1982.

BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Ed. da UFMG/Imprensa Nacional do estado de São Paulo, 2007.

BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In: Obras Escolhidas I. São Paulo: Brasiliense, 1985, p. 222-232.

BURKE, Peter. Uma História do Conhecimento de Gutenberg a Diderot. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2003.

DECCA, Edgar Salvodori. E, P. Thompson: um personagem dissidente e libertário. Revista Projeto de História, n. 12, p. 109-118, 1995.

FENELON, Déa Ribeiro. E. P. Thompson: história e política. Revista Projeto de História, n. 12, p. 77-93, 1995.

FORTES, Alexandre; NEGRO, Antonio; FONTES, Paulo. Pecularidades de E. P. Thompson. In: NEGRO, Antonio Luigi; SILVA, Sergio (orgs.). E. P. Thompson: as peculiaridades dos ingleses e outros artigos. Campinas: Unicamp, 1998, vol. 2, p. 11-46.

GALZERANI, Maria Carolina. Escola e Conhecimento de História e Geografia. Uma disciplina acadêmica e a educação das sensibilidades. Antíteses, vol. 6, n. 12, p. 126-147, 2013a.

GALZERANI, Maria Carolina. Pesquisa em Ensino de história: Saberes e Poderes na Contemporaneidade. In: SILVA, Marcos (org.). História: Que ensino é esse? Campinas-SP: Papirus, 2013b, p. 235-252.

GAY, Peter. A experiência burguesa. Da Rainha Vitória a Freud: a educação dos sentidos. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

HABERMAS, Jürgen. Conhecimento e Interesse. Rio de Janeiro: Zahar, 1968/1973.

KUHN, Tomas A. Estrutura das Revoluções Científicas. São Paulo: Perspectiva, 1962/1997.

MATTOS, Marcelo Badaró. E. P. Thompson e a crítica ativa do materialismo histórico. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2012.

PALMER, Bryan D. Learning to be left. In: The making of E.P. Thompson: Marxism humanism and history. Toronto: New Hogttown Press, 1981, p. 35-36.

THOMPSON, Edward Palmer. A Formação da Classe Operária Inglesa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

THOMPSON, Edward Palmer. A miséria da teoria ou um planetário de erros. Rio de Janeiro-RJ: Zahar, 1981.

THOMPSON, Edward Palmer. Costumes em Comum: Tudo sobre a Cultura Popular Tradicional. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

THOMPSON, Edward Palmer. History from below. The Times Literary Suplement. April 7, 1966, p. 279-281.

THOMPSON, Edward Palmer. Socialist Humanism. New Reasoner, Summer, 1957.

THOMPSON, Edward Palmer. The Poverty of Theory and Other Essays. London: Merlin, 1978.

THOMPSON, Edward Palmer. The Ralway: and adventure in construction. Londres: The British Yoguslav Association, 1948.

THOMPSON, Edward Palmer. Visions of history, by Mahro. The Radical Historians Organization. Nova York. Pantheon Books, 1976/1982.

WILLIAMS, Raymond. Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

Publicado

2024-02-28

Cómo citar

FRANÇA, C. S. Contribuições de Edward Palmer Thompson para a Construção de Conhecimento histórico. Saeculum, [S. l.], v. 28, n. 49, p. 77–92, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2317-6725.2023v28n49.66362. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/srh/article/view/66362. Acesso em: 13 may. 2024.