CASSANDRA RIOS: ENTRE A VIDA QUE CONTINUA PULSANDO E A MORTE ANUNCIADA

Auteurs

  • Kyara Maria Almeida Vieira Universidade Federal de Pernambuco

Mots-clés :

Cassandra Rios, Literatura, Escrita de Si, Câncer, Vida.

Résumé

As escritas aqui apresentadas são pequena parte de minha tese de doutorado quando pesquisei sobre Cassandra Rios e sua obra. Considerada por muitos a autora mais pornográfica e mais proibida do Brasil, teve mais de 30 livros censurados dos mais 50 que publicou. Tomei como aporte para o presente artigo a sua segunda autobiografia, publicada pela autora em 2000, Mezzamaro, flores e cassis: o pecado de Cassandra. Composto por sete capítulos nomeados, o tempo em suspeição começa a se delinear a partir do quinto capítulo, intitulado “Cinco rosas para você...”. A narrativa de Cassandra Rios se revira, assim como parecia que se revirava seu corpo. Em 1998, dez anos após a “reabertura” política no Brasil, quando poderia voltar a publicar sem tantos medos ou perseguições, Cassandra Rios foi informada sobre seu estado de saúde, deveras delicado em decorrência do câncer que a atingira. Esse artigo se propõe a discutir as narrativas da autora sobre a experiência do adoecer, da proximidade da morte anunciada e a vida que continuava pulsando.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Kyara Maria Almeida Vieira, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Pós-Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Campina Grande. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Flor e Flor Estudos de Gênero” (CNPq).

Téléchargements

Publiée

2014-12-31

Comment citer

VIEIRA, K. M. A. CASSANDRA RIOS: ENTRE A VIDA QUE CONTINUA PULSANDO E A MORTE ANUNCIADA. Saeculum, [S. l.], n. 31, p. 318, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/srh/article/view/305. Acesso em: 21 déc. 2024.