Nós vamos invadir sua praia: a criação da BIZZ
DOI :
https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2022v27n46.60208Mots-clés :
BIZZ, rock brasileiro, indústria culturalRésumé
A revista BIZZ, voltada para o público jovem e adolescente, foi uma publicação veiculada inicialmente pela Editora Abril. Surgiu em 1985, quando se encerrou a ditadura militar no Brasil, onde um clima de liberdade se instalou após décadas de repressão, dando vazão a uma cultura de consumo infanto-juvenil no país. A indústria cultural brasileira entendeu o momento, difundindo pelas rádios e televisões Brasil afora programações voltadas para este nicho. Nesse processo, o rock brasileiro foi alçado ao topo do mercado de bens culturais, o que transformou jovens artistas em estrelas da cultura de massas. A BIZZ, revista de música de maior vendagem no Brasil, garantia espaço privilegiado a estes artistas, além daqueles identificados com o universo da música pop internacional, bem como aos grandes nomes da MPB. As bandas de rock brasileiro que não faziam sucesso à época, tanto as underground quanto as que viriam a se tornar famosas, também eram notícia na revista, mas eram noticiadas de forma diferente, quando comparadas aos grupos de sucesso. Um exemplo está nas críticas: aos artistas do mainstream, as críticas eram, em sua maioria, negativas; já aquelas direcionadas aos desconhecidos, os textos tinham teor positivo. Tensões surgiram a partir desta postura jornalística, em um impresso voltado principalmente para as estrelas da música pop e rock. Tal contradição era resolvida pela excelente vendagem da revista, o que garantia uma certa autonomia a estes jornalistas na produção de seus textos.
Téléchargements
Références
ADORNO, Teodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1985.
ALEXANDRE, Ricardo. Dias de luta: o rock e o Brasil dos anos 80. 2 ed. Porto Alegre: Arquipélago Editorial, 2013.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Porto Alegre: L&PM, 2017.
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. 5 ed. São Paulo: Perspectiva, 2001.
BOURDIEU, Pierre; ORTIZ, Renato (org.). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, 1983.
CHARTIER, Roger. A História cultural: entre práticas e representações. Tradução de Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.
CORRÊA, Thomaz Souto. A era das revistas de consumo. In MARTINS, Ana Luiza; LUCA, Tânia Regina de (orgs.). História da imprensa no Brasil. 2 ed. São Paulo: Editora Contexto, 2015, p. 207-232.
DAPIEVE, Arthur. BRock: o rock brasileiro dos anos 80. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.
FORASTIERI, André. O dia em que o rock morreu. Porto Alegre: Arquipélago Editorial, 2014.
LUCA, Tânia Regina de. História dos, nos e por meio dos periódicos. In PINSKY, Carla B (org.). Fontes históricas. 2 ed. São Paulo: Editora Contexto, 2006. p. 111-154.
MARTEL, Frédéric. Mainstream: a guerra global das mídias e das culturas. Tradução de Clóvis Marques. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.
MIRA, Maria Celeste. O leitor e a banca de revista: a segmentação da cultura no século XX. São Paulo: Olho d’Água/Fapesp, 2001.
PEREIRA, Mateus H. de F. A máquina da memória: o tempo presente entre a história e o jornalismo. Bauru: EDUSC, 2009.
THORNTON, Sarah. Club cultures: music, media and subcultural capital. Cambridge: Polity Press, 1995.
Fontes:
BIZZ nº 1, agosto de 1985, p. 7 – Editorial de Victor Civita.
BIZZ Nº 1, agosto de1985, P. 15 – Seção Showbizz – Inverno em brasa: reportagem sobre o circuito underground paulistano.
Documentário Bizz, Jornalismo, causos e Rock And Roll (2012). Direção: Almir Santos e Marcelo S. Costa. Produção: Almir Santos. Edição e trilha: Antonio Basílio. Assistente de edição: Mariana Velozo. Câmera: Antonio Basilio. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=pg0KuPIXvRE. Acesso em 11 de janeiro de 2013.
Entrevista com Alex Antunes, realizada por Almir Santos, para o documentário BIZZ – jornalismo, causos e rock’n’roll, em 27 de novembro de 2011.
Entrevista com Carlos Arruda, realizada por telefone, em 17 de janeiro de 2018.
Entrevista com José Augusto Lemos, realizada pelo Messenger da rede social Facebook, em 06 de abril de 2016.
Entrevista com Ricardo Alexandre, por Clemente Nascimento para o programa do Youtube Show Livre, sobre a revista BIZZ. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=MZU1PANW4ew. Acessado em 18 de janeiro de 2017.
Entrevista com Sônia Maia, realizada por Almir Santos, para o documentário BIZZ – jornalismo, causos e rock’n’roll, em 20 de novembro de 2011.
Figura 1 – capa da BIZZ nº 1, de agosto de 1985
Figura 2 – reportagem com grupos da cena underground paulistana – BIZZ Nº 1, agosto de 1985, p. 30.
Figura 3 – crítica de José Augusto Lemos ao disco Dois da Legião Urbana – BIZZ nº 15, outubro de 1986, p. 18.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Fenando de Castro Além 2022
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
A revista Sæculum permite aos autores a manutenção dos direitos autorais pelo seu trabalho, no entanto eles devem repassar direitos de primeira publicação ao periódico.