Desenvolvimento de um jogo de tabuleiro para apoiar o ensino da Programação Orientada a Objetos explorando a Computação Desplugada
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n01.57212Palavras-chave:
Objeto de Aprendizagem, Computação Desplugada, Programação Orientada a Objetos, Aprendizagem baseada em Jogos.Resumo
É evidente a dificuldade que os alunos demonstram em entender e aplicar os conceitos da Programação Orientada a Objetos (POO), que são conceitos abordados em cursos de nível técnico e superior para a formação de desenvolvedores de software. A situação ainda é mais crítica em contextos em que se ensina esse conteúdo sem que a instituição disponha de equipamentos de informática suficientes, como algumas escolas públicas. Nesse sentido, o presente trabalho visa investigar a viabilidade de se projetar e utilizar um jogo de tabuleiro que sirva como objeto de aprendizagem (OA) desplugado para buscar superar essas dificuldades. O jogo desenvolvido foi chamado DesPOO e visa auxiliar o ensino-aprendizagem dos conceitos básicos de POO. Por fim, procedeu-se a uma análise de sua aplicação em um estudo-piloto inicial, obtendo-se indícios de que é possível ensinar POO e permitir uma compreensão acerca dos principais conceitos do paradigma de maneira lúdica e sem a necessidade de computadores.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2021-07-17 (2)
- 2021-01-13 (1)