Finanças comportamentais, anomalias de mercado e bolhas especulativas

Uma análise de notícias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2023v13n2.63112

Resumo

Objetivo: as bolhas especulativas formam-se no mercado financeiro em decorrência de erros de avaliação por parte dos tomadores de decisão do mercado, e, dado os enviesamento comportamental deste, os ativos negociados no mercado podem estar erroneamente avaliados de modo que seu preço esteja longe de seu valor intrínseco. Assim, o objetivo deste artigo é detectar bolhas no mercado financeiro brasileiros por meio do índice Ibovespa no período de 1993 a 2020, a partir da análise de notícias informativas sobre o mercado. Metodologia: A tipologia de pesquisa é delineada como experimental quanto aos objetivos, apresenta teste estatísticos e procedimentos específicos coerentes que permitem reprodução, além disso, enquadra-se como e quantitativa-qualitativa em relação a análise e tratamento dos dados. Resultados: foram verificadas cinco janelas anômalas em todo o período analisado, todas com duração média de 252 dias, revelando as maiores baixas nos últimos 4 meses dos anos, com mais recorrência em outubro e setembro (respectivamente). Notou-se ainda que após os períodos de anomalias, há sempre um maior volume de notícias negativas ou igualdade entre notícias positivas e negativas. Na análise de correlações, notou-se que as notícias negativas possuem maior poder de influência e predição nos retornos dos períodos anômalos dado seu forte grau de correlação negativa e crescente ao longo das janelas. Contribuições: o artigo corrobora teoricamente com a área de pesquisa ao trazer a perspectiva comportamental para a detecção das bolhas especulativas no mercado. Além disso, fomenta o conhecimento prático ao trazer observações em forma de insights práticos para os investidores.

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Publicado

2023-09-27

Como Citar

Oliveira de Sousa, I. M., Marcelino Macedo, A., & Glaucio Lopes Lucena, W. (2023). Finanças comportamentais, anomalias de mercado e bolhas especulativas: Uma análise de notícias. Teoria E Prática Em Administração, 13(2). https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2023v13n2.63112

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)