Religião no Contexto de uma Esfera Pública Ordenada Jurídica e Democraticamente
DOI:
https://doi.org/10.18012/arf.2016.34029Palavras-chave:
Democracia Discursiva, Multiculturalismo, ReligiãoResumo
Este artigo enfoca a tensão existente entre o ideal deontológico da soberania de um Estado Democrático e Constitucional e o aspecto político da luta pelo reconhecimento contínuo das preferências religiosas por partes de grupos de sua sociedade civil, como uma dinâmica necessária a uma sociedade multirreligiosa, multicultural e até mesmo secularizada, mas que que vê livre e soberana. O artigo de divide em quatro partes: I) a primeira parte apresenta um enredo de formação da personalidade, linguagem e sociedade, logo também de religião, revelando o papel importante da linguagem no processo de formação, coesão e reflexiva, tanto em contexto específico de cultura como também numa esfera pública multicultural. II) A segunda parte considera o contexto multicultural, no qual personalidades linguísticas se articulam em trocas simbólicas e em acordos normativos cooperativos ou colonizadores. Quando cooperativos, as relações linguísticas estão sob exigência do dever agir de modo que as expectativas de reciprocidades sejam aquelas que vá além das exercidas em comunidades culturais homogêneas ou dos interesses restritamente particulares. III) A terceira parte aborda a questão da inclusividade como prática fundamental de uma democracia multicultural; IV) Finalmente, a quarta parte discute a ideia hipotética de uma democracia constitucional que sobrevive sob a tensão dinâmica entre a regulação equânime do direitos mínimos ao bem-estar social e a inclusão e o reconhecimento jurídico de valores e dignidades publicitáveis.Downloads
Referências
ARAUJO,_Luiz_Bernardo_Leite. Racionalização e desencantamento: sobre a releitura habermasiana da obra weberiana._In: COSTA JR., Josias da; MORAES JR., M. R. (Org.)._Religião em diálogo: considerações interdisciplinares sobre religião, cultura e sociedade. 1 ed. Rio de Janeiro: Horizonal, 2008, p. 11-24.
________. Pluralismo e justiça. Estudos sobre Habermas. São Paulo: Loyola, 2012.
BELLAH, Robert N. Beyond belief. Essays on religion in a Post-Traditionalist world._Berkeley, Los Angeles, London: California University Press, 1991.
BERTEN, André. A Religião numa perspectiva evolucionista: Max Weber e Jürgen Habermas. Jürgen Habermas – 80 anos. Revista Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro, n. 181-182, abr-set,, 2010, p. 168-186.
CHRISTIN, Olivier. L´autonomisation de la raison politique au XVIº siècle._Paris_: Seuil, 1997.
DUPEYRIX, Alexandre. Compreender Habermas. São Paulo: Edições Loyola, 2012.
FLEINER-GERSTER, Thomas. Teoria Geral do Estado. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
HABERMAS, Jürgen et al._The Power of Religion in the Public Sphere.__New York: Columbia University Press, 2011.
________. Entre Naturalismo e Religião. Estudos Filosóficos. Trad. Flavio Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2007.
________. Direito e democracia: entre facticidade e validade (2 Vols.).__Tradução de Flávio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997.
________. A inclusão do outro: estudos de teoria e política. Tradução de George Sperber e Paulo Astor Soethe. São Paulo: Loyola, 2002.
________. Para a reconstrução do materialismo histórico. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1990.
________. Pensamento Pós-Metafísico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990.
________. O Futuro da Natureza Humana. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
________. Teoria de la acción comunicativa I. Racionalidad de la accíon y racionalización social. Madrid: Taurus, 1987.
________. Teoría de la acción comunitativa: complementos y estúdios previos. Madrid: Catedra, 1979.
MARTIN, David._On secularization: towards a revised general theory._Aldershot (England): Ashgate, 2005.
PIERUCCI, Antonio Flávio. O desencantamento do mundo. Todos os passos do conceito em Max Weber. São Paulo: 34, 2003.
TAYLOR, Charles et al._Multiculturalismo. Lisboa: Instituto Piaget, 1998.
________._Uma era secular. São Leopoldo: Unisinos, 2010.
RAWLS, John. Political Liberalism_(paperback edition with a new introduction). New_York: Columbia University Press, 1996.
________. The Law of Peoples: with “The Idea of Public Reason Revisited”._Cambridge (Mass.): Harvard University Press, 1999.
________._Lectures on the history of moral philosophy._Edited by Barbara Herman. Cambridge (Mass.): Harvard University Press, 2000.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política de Direito Autoral para os itens publicados pela Revista:
1.Esta revista é regida por uma Licença da Creative Commons aplicada a revistas eletrônicas. Esta licença pode ser lida no link a seguir: Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
2.Consonante a essa politica, a revista declara que os autores são os detentores do copyright de seus artigos sem restrição, e podem depositar o pós-print de seus artigos em qualquer repositório ou site.
Política de Direito de Uso dos Metadados para informações contidas nos itens do repositório
1. Qualquer pessoa e/ou empresa pode acessar os metadados dos itens publicados gratuitamente e a qulquer tempo.
2.Os metadados podem ser usados sem licença prévia em qualquer meio, mesmo comercialmente, desde que seja oferecido um link para o OAI Identifier ou para o artigo que ele desceve, sob os termos da licença CC BY aplicada à revista.
Os autores que têm seus trabalhos publicados concordam que com todas as declarações e normas da Revista e assumem inteira responsabilidade pelas informações prestadas e ideias veiculadas em seus artigos, em conformidade com a Política de Boas Práticas da Revista.