FIDEDIGNIDADE INFORMACIONAL NO TWITTER: uma questão de confiança

Autores

  • Junio Lima de Carvalho
  • Guilherme Ataíde Dias Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Discute a credibilidade informacional do Twitter. Usuários dos diversos extratos sociais consomem e disseminam informações através de ferramentas de microblogging, aonde se tornam os principais catalisadores da rede. Desta forma, contribuem direta e indiretamente em aspectos, como: convivência, reciprocidade, ideias e valores. Analisa a percepção e a estrutura dinâmica do Twitter por partes dos usuários. Enfatiza a necessidade de se procurar em outros meios de comunicação, a veracidade e a confiabilidade informacional, proporcionando nitidez e clareza ao censo crítico dos usuários. Este trabalho é de natureza exploratória e estuda a percepção de confiança dos alunos do 7º período de Comunicação Social da Universidade Federal da Paraíba com relação ao Twitter. Foram aplicados aos sujeitos da pesquisa questionários de cunho quali-quantitativo. Conclui-se que, em meio aos ambientes virtuais, (Twitter) é necessário, questionamento e perspicácia, para filtrar informações tendenciosas e duvidosas. Palavras-chave: Confiabilidade Informacional. Tecnologia da Informação. Redes Sociais. Twitter.

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Biografia do Autor

Junio Lima de Carvalho

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba.

Guilherme Ataíde Dias, Universidade Federal da Paraíba

Professor do Programa em Ciência da Informação da UFPB.

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