FIDEDIGNIDADE INFORMACIONAL NO TWITTER: uma questão de confiança

Autores/as

  • Junio Lima de Carvalho
  • Guilherme Ataíde Dias Universidade Federal da Paraíba

Resumen

Discute a credibilidade informacional do Twitter. Usuários dos diversos extratos sociais consomem e disseminam informações através de ferramentas de microblogging, aonde se tornam os principais catalisadores da rede. Desta forma, contribuem direta e indiretamente em aspectos, como: convivência, reciprocidade, ideias e valores. Analisa a percepção e a estrutura dinâmica do Twitter por partes dos usuários. Enfatiza a necessidade de se procurar em outros meios de comunicação, a veracidade e a confiabilidade informacional, proporcionando nitidez e clareza ao censo crítico dos usuários. Este trabalho é de natureza exploratória e estuda a percepção de confiança dos alunos do 7º período de Comunicação Social da Universidade Federal da Paraíba com relação ao Twitter. Foram aplicados aos sujeitos da pesquisa questionários de cunho quali-quantitativo. Conclui-se que, em meio aos ambientes virtuais, (Twitter) é necessário, questionamento e perspicácia, para filtrar informações tendenciosas e duvidosas. Palavras-chave: Confiabilidade Informacional. Tecnologia da Informação. Redes Sociais. Twitter.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Junio Lima de Carvalho

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba.

Guilherme Ataíde Dias, Universidade Federal da Paraíba

Professor do Programa em Ciência da Informação da UFPB.

Citas

ARAÚJO, Paula Carina de. O blog “na era da informação” como ferramenta de compartilhamento de informação, conhecimento e para a promoção profissional. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.15, n.1, p. 201-213 jan./jun., 2010.

CHRISTAKIS, A. Nicholas; FOWLER, H. James. O poder das conexões: a importância do networking e como ele molda nossas vidas. Rio de Janeiro: Elsevier/Campus, 2010.

DAVENPORT, Thomas H. Ecologia da informação: porque só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998.

EPSTEIN, Isaac. Teoria da informação. São Paulo, SP: Ed Ática, 1988.

FRAGOSO, Suely. Apresentação. In: RECUERO, Raquel. Redes sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina. 2009. p.11-14.

MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de marketing: execução e análise. São Paulo: Atlas, 1998.

McGARRY, Kevin. O contexto dinâmico da informação: uma análise

introdutória. Brasília, DF: Brinquet de Lemos/Livros, 1993.

RUFINO, Airtiane. Twitter: os “novos” rumos da comunicação e da disseminação da informação em meio às redes sociais. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO, GESTÃO, E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2010, João Pessoa. Anais... João Pessoa: UFPB, 2010. p. 1-14.

TELLAROLI, Taís Marina. O uso do Twitter pelos portais de notícia UOL, Terra e G1.Famecos/Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul -PUCRS,Porto Alegre,n. 23, p. 109-116, ago. 2010.

TOMAÉL, Maria Inês; ALCARÁ, Adriana Rosecler; Di Chiara, Ivone Guerreiro. Das redes sociais à inovação. Ciência da Informação, Brasília, v. 34, n. 2, p. 93-104, maio/ago. 2005.

VITORINO, Elizete Vieira et al. Fontes de informação sobre competência informacional na Internet: um olhar avaliativo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 24., 2011, Maceió. Anais... Maceió: FEBAB; AAPB, 2011. p. 1-13.

Número

Sección

ARTIGOS