COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA: ESTUDO DE CASO SOBRE UMA POLÍTICA DE ACESSO ABERTO PARA A PRODUÇÃO ACADÊMICA

Autores

  • Othon Jambeiro
  • Flavia Goulart Mota Garcia Rosa Universidade Federal da Bahia
  • Suzane Santos Barros Universidade Federal da Bahia
  • Rodrigo Meirelles

Palavras-chave:

Repositório, Repositório institucional, UFBA – Repositório

Resumo

O texto é um relato analítico da implantação do repositório institucional da Universidade Federal da Bahia. Mostra-se nele todo o percurso da conceituação, planejamento e execução, ressaltando-se que da experiência resultaram uma dissertação de mestrado e uma tese de doutorado. A estrutura do texto obedece à conceituação de Lievrouw, segundo quem o ciclo da comunicação científica se efetua em três etapas: conceituação, documentação e popularização. Também no caso da implantação do repositório estas três etapas foram cumpridas, a última delas com a recente criação do informativo Alerta, que divulga amplamente os artigos, capítulos de livros, livros, dissertações e teses que são depositados pelas comunidades de docentes e pesquisadores da UFBA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Othon Jambeiro

Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (1966), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1971) e doutorado em Comunicação pela Politécnica Central de Londres, atual University of Westminster (1995). Fez estudos pós-doutorais em Comunicação na Universidade de Brasília (2006). É Professor Titular do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia.

Flavia Goulart Mota Garcia Rosa, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia, Brasil. Professora da Universidade Federal da Bahia

Suzane Santos Barros, Universidade Federal da Bahia

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia, Brasil. Coordenadora Editorial da Editora da Universidade Federal da Bahia, Brasil.

Rodrigo Meirelles

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia, Brasil. Professor da Faculdade Anísio Teixeira, Brasil. Coordenador Técnico do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia

Downloads

Publicado

06-12-2012

Como Citar

Jambeiro, O., Rosa, F. G. M. G., Barros, S. S., & Meirelles, R. (2012). COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA: ESTUDO DE CASO SOBRE UMA POLÍTICA DE ACESSO ABERTO PARA A PRODUÇÃO ACADÊMICA. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 2(2), 143–155. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/14362

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles